Você é o tipo de pessoa que quebra a cabeça para descobrir o que significam as palavras das finanças empresariais? Se sim, talvez confunda lucratividade e rentabilidade. Os termos são indicadores que fazem diferença na saúde financeira da empresa.
Boa parte dos lojistas e empreendedores começam seu negócio fazendo muitas coisas por conta própria. Assim, acabam se aprofundando em assuntos do mundo das finanças e da contabilidade, precisando lidar com indicadores como o fluxo de caixa e o capital de giro.
Embora lucratividade e rentabilidade pareçam sinônimos e muita gente use essas palavras de forma intercambiável, elas não têm o mesmo significado. A ideia do texto é contar qual a diferença entre elas, além de revelar como calcular cada uma. Vamos lá?
O que é lucratividade?
A lucratividade é definida pelo lucro dividido pela receita e multiplicado por 100. Se você tem um lucro de R$ 5 mil e uma receita de R$ 10 mil , a lucratividade é: (R$ 5 mil / R$ 10 mil) x 100. Nesse exemplo, 50%. O indicador é obtido em termos percentuais, revelando o ganho que a marca gera em relação a seu trabalho.
Esse é um dos indicadores econômicos mais importantes e dá pistas sobre a competitividade do negócio. E o que costuma afetar a lucratividade? Normalmente, pontos como quedas nas vendas, alta das despesas, aumento de gastos fixos, inadimplência e por aí vai. Assim, o indicador dá pistas de quanto a marca de fato ganhou.
Ainda, ele revela os ganhos em relação ao faturamento. Se você vende uma mercadoria, o dinheiro cobrado não é totalmente seu, já que o produto teve seus custos. Por exemplo, mão de obra, transporte e produção. A lucratividade revela se o valor que sobra pode cobrir os gastos e ainda render um bom percentual.
Lucratividade é a mesma coisa que lucro?
Você talvez tenha reparado que o lucro é o foco de muita gente na hora de empreender. Mas é o mesmo que lucratividade? A resposta é “não”. Isso porque a lucratividade é um número percentual, enquanto o lucro é um valor absoluto. Assim, é definido pela subtração entre receita e custo de produção.
Se um produto custou R$ 2 mil para ser produzido e gerou R$ 3 mil de receita, o lucro se dá por R$ 3 mil – R$ 2 mil. Nesse caso, mil reais. Lembra-se da lucratividade? Então, ela se dá percentualmente pela divisão do lucro pela receita, certo? Nesse exemplo, seria (R$ 1 mil / R$ 3 mil) x 100.
O resultado é 33%. Isso significa que o negócio tem R$ 1 mil de lucro, um valor absoluto, e 33% de lucratividade, um número percentual. Assim, o lucro é uma fatia da formação de renda que o empreendedor consegue manter para si. Por isso, costuma simbolizar bem-estar econômico e oportunidade para aprimorar a produção.
E a rentabilidade?
A rentabilidade também é um valor percentual, sendo representada pelo lucro dividido pelos investimentos e multiplicado por 100. Se o lucro é R$ 1 mil e os investimentos foram de R$ 500, então a rentabilidade se dá por (R$ 1 mil / R$ 500) x 100. O resultado é 50%. Caso você imagine que os exemplos façam parte do mesmo negócio, a nossa loja hipotética tem R$ 1 mil de lucro, 33% de lucratividade e 50% de rentabilidade.
Assim, o indicador revela a relação entre o investimento e o lucro, dando pistas sobre o retorno que pode proporcionar à empresa. O cálculo pode ser feito por meio da soma de investimentos ou por dinheiro pontual. Desse modo, dá uma resposta aos investidores. A métrica também ajuda a mostrar se vale a pena apostar em alguma ideia.
No mercado financeiro, a rentabilidade serve para avaliar a possível compra de uma ação. A razão é o fato de os investidores buscarem sempre as opções que geram mais dinheiro para seu portfólio. Quando o negócio gera perdas em vez de ganhos, isso é chamado de retorno negativo. Ao comparar rentabilidade de períodos diferentes, uma ideia comum é a conversão em uma duração similar. Isso se chama taxa de retorno.
Qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Lucratividade e rentabilidade são indicadores diferentes. Se o primeiro compara o lucro com o faturamento, o segundo faz o mesmo com o investimento. Normalmente, é feito com base no lucro líquido, a versão já descontada do indicador. A lucratividade ainda envolve outros fatores, como a concorrência e os preços.
A rentabilidade, por sua vez, analisa principalmente o retorno comparado aos recursos investidos. Às vezes, um mesmo negócio tem lucratividade alta e rentabilidade baixa. As métricas trazem à tona a importância de não fazer análises com base apenas em um indicador. Aqui, as informações ajudam na hora da tomada de decisão.
Lucratividade e rentabilidade dão ideias diferentes e ajudam a ver a marca sob vários ângulos. Se um negócio tem boa rentabilidade e má lucratividade, por exemplo, o retorno é positivo, mas os custos são altos. O ponto em comum entre os indicadores é o lucro: se ambos vão mal, talvez você precise olhar para essa métrica.
Como definir um lucro saudável?
O lucro saudável é um assunto que vale ser debatido na gestão financeira. Esse não é necessariamente o ponto mais importante, mas é o que consegue manter a marca de pé em longo prazo. Nesse caso, pode não ser a margem mais elevada, e sim a que faz com que a marca continue operando e ainda gere retorno. A ideia só faz sentido ao longo do tempo, já que o lucro no curto prazo pode variar de acordo com as condições da economia.
Entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade é útil na hora de organizar as finanças da empresa. Se a primeira revela o ganho comparado à atividade, a segunda é usada em relação ao investimento.
Aqui, você pode colher pistas de quanto um negócio justifica sua operação e é financeiramente viável. No caso da rentabilidade, é possível ter uma visão do negócio durante o planejamento.
Os indicadores financeiros pesam na hora de fazer uma empresa dar certo e, por isso, vale ter em mente que uma métrica ruim pode ser mascarada por outra boa. Ficou com alguma dúvida sobre lucratividade e rentabilidade? Então, não deixe de contar para a gente nos comentários!