A Granito é especializada em transações eletrônicas e foca em trazer as melhores opções para os negócios. Por isso, usa tecnologia própria e está sempre atualizada em relação às novidades do mercado.
As máquinas de pagamento da empresa são úteis na hora de facilitar a vida dos clientes e apostar na diversificação. Existem modelos para todos os gostos, desde POS simples até dispositivos que rodam no sistema Android.
Com a ajuda de Huggo Teixeira, coordenador de treinamento e desenvolvimento da Granito, você vai descobrir quais são as principais soluções da marca e como elas funcionam. O que acha de continuar a leitura com a gente?
Quais são as principais soluções e recursos da Granito?
Os produtos da Granito estão entre os pontos que mantêm o negócio inovador. As opções vão além das máquinas de pagamento e englobam uma série de serviços, como você vai ver nos próximos tópicos.
Divisão de vendas
A divisão de vendas é uma das soluções mais úteis da Granito. Por meio dela, é possível diminuir impostos e evitar a bitributação. Assim, você passa a contar com uma relação mais transparente entre quem recebe o valor por meio de um CPF ou CNPJ.
“Em um salão de beleza, é possível fazer a divisão do serviço sem que todo o valor vá para o salão. O percentual do salão vai para o salão, e o percentual do prestador de serviços vai direto para o prestador de serviço.”, esclarece Huggo. A ideia é vantajosa por trazer autonomia e ter impacto na rotina dos empresários. Assim, torna-se possível dividir os valores transacionados na máquina.
Nesse caso, você pode direcionar o valor transacionado que vai para o CNPJ principal e o que vai para o de outros prestadores de serviço. O resultado é a autonomia para quem recebe o dinheiro, antecipando a economia para o empresário. Huggo conclui: “eles não precisam antecipar recebíveis, que realmente não são valores que ficam para o CNPJ, ajudando na redução da bitributação, que é um imposto pago duas vezes. A divisão de vendas realmente é uma solução diferenciada”.
Máquinas de pagamento
O funcionamento das máquinas da Granito é simples. O dispositivo vai para o estabelecimento já configurado, e as compras podem ser feitas por NFC (aproximação) ou por meio da inserção do cartão. Após o processamento, há a emissão do comprovante. Caso o cliente não queira a via física, o encaminhamento pode acontecer por SMS.
As máquinas de pagamento da Granito não contam com aluguel, sendo compradas pelos lojistas. Aqui, a compra pode acontecer à vista ou parcelada. Há vários modelos, funcionando para perfis diferentes. A POS (SP630), por exemplo, é portátil e tem dois chips, sinal Wi-Fi, tela touch e ainda gera QR Code para pagamento via Pix.
A mPOS (D200), por sua vez, é mais econômica e trabalha com o envio dos comprovantes via SMS. Embora seja um modelo mais simples, aceita várias das principais soluções da Granito, como divisão de vendas e multiusuário. Já a SmartPOS (N910) conta com sistema Android e tem a opção de imprimir os comprovantes.
Antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é a opção de contar com antecedência com os valores a receber. A Granito oferece esse serviço com uma taxa específica. Diferentemente de um empréstimo, a antecipação é sobre valores que já pertencem ao negócio. Assim, a taxa é mais baixa do que em um empréstimo, já que há diferenças para o risco dos bancos.
Huggo demonstra com um exemplo: “fui numa papelaria, comprei mil reais de material e quis parcelar em 10 vezes. A papelaria não quer receber em 10 vezes. Ela quer oferecer a possibilidade de parcelar em até dez vezes, porém quer receber em uma única vez. O que ela pode fazer? Solicitar o serviço de antecipação de recebíveis”.
Nesse caso, a Granito faz a antecipação desses valores a entrar, descontando suas taxas administrativas e a de antecipação de recebíveis. A ideia pode ser vantajosa justamente porque várias empresas dependem desse dinheiro para manter suas operações. Assim, a taxa pode ser um custo que vale a pena pagar.
Serviço por assinatura da Granito
O serviço por assinatura da Granito trabalha com base na cobrança recorrente. É o modelo usado, por exemplo, pelas plataformas de streaming. Por meio dele, há o pagamento por mensalidades e as cobranças acontecem de forma programada. A ideia funciona como uma compra parcelada, em que cada parcela é uma mensalidade periodicamente cobrada.
“Então, vou lá na academia fazer matrícula, paguei os primeiros 100 reais (…) eu vou digitar o valor que quero cadastrar na recorrência. Pronto, todo mês aquele valor vai direto para a fatura do cartão daquele cliente que autorizou a compra.”, exemplifica Huggo. O modelo é útil para serviços que dependem de assinatura, como escolas, academia e por aí vai.
Com a programação no primeiro pagamento, as outras parcelas já são cobradas de forma automática e programada. Assim, deixa de ser necessária a intervenção de outros colaboradores. A principal vantagem é a praticidade, já que as parcelas passam a ser pagas a distância. O modelo também simboliza uma economia de taxas.
Link de pagamento
O link de pagamento exige consulta por não estar disponível para todas as modalidades de serviços. Mas funciona de forma simples, a partir de uma compra ou contratação por meio de um link. Inicialmente, há um cadastro em que acontecem as consultas de riscos e, se tudo estiver “ok”, torna-se possível fazer a solicitação.
Para fazer a configuração, basta definir o produto e o valor. No caso de parcelamentos, é possível selecionar até quanto vai ser parcelado e, em seguida, gerar o link e encaminhar para o cliente. Além de ser uma solução prática, traz opções para os consumidores.
A Granito conta com várias opções para facilitar sua vida e conquistar os clientes. “A Granito é uma empresa realmente à frente do seu tempo. Assim, vejo que, além de trazer soluções, é uma empresa que consegue equilibrar bem essa parte de ser inovadora, ter tecnologia, cuidar do colaborador, do cliente e ter um bom atendimento”, resume Huggo.
O coordenador de treinamento e desenvolvimento ainda conclui: “então, isso realmente faz dessa empresa algo grande, um enorme player nesse mercado de meios de pagamento e fintechs. A Granito realmente era uma grande aposta. Eu vejo uma empresa com um potencial gigante, da qual tenho muito orgulho de fazer parte e ver esse resultado tão impressionante que a gente vem entregando”.
A Granito pode ajudar você a ter mais controle sobre suas finanças e a lidar melhor com os valores que entram e saem, além de auxiliar na sua economia de tempo. Então, não deixe de entrar em contato com a gente e garantir sua máquina de pagamentos!