A sazonalidade, como todos sabem, é uma época muito importante para o comércio, tanto físico quanto eletrônico. Geralmente, nas datas sazonais, há um aumento no volume de vendas, sendo preciso preparar-se para aproveitar a oportunidade.
Vamos analisar, neste artigo, as técnicas para se preparar para um elevado volume de vendas nas datas sazonais. Aproveite, leia e saiba mais sobre esse assunto!
O que é volume de vendas?
O volume de vendas corresponde ao total de serviços ou produtos comercializados durante um período específico da empresa.
Para monitorar esse período, cada gestão pode adotar uma forma. No entanto, recomenda-se que seja mensurado mensal, trimestral ou anualmente. Para calcular o volume de vendas, a fórmula é simples: quantidade de vendas x quantidade de dias no mês.
Como se preparar para um alto volume de vendas nas datas sazonais?
Existem datas especiais em que o volume de vendas de um negócio tende a aumentar. É o que acontece, por exemplo, na Volta às Aulas, no Carnaval, no Dia das Mães, nas Festas Juninas, no Dia dos Pais, no Dia das Crianças, no Natal, no Final de Ano. Para essas e outras datas sazonais, damos as dicas a seguir.
Avalie o desempenho da empresa
Um passo essencial é avaliar o desempenho do negócio nessas datas. Para garantir uma melhor experiência de compra do cliente, a empresa deve operar com bom desempenho.
Ela deve apresentar qualidades como agilidade, segurança, facilidade de navegação, capacidade elevada de processar pagamentos.
Em geral, um carregamento rápido e a navegação facilitada são questões bem trabalhadas durante todo o ano e precisam de aperfeiçoamento contínuo. Em vendas sazonais, é bom conferir a capacidade de hospedagem para que a página não arrisque sair do ar.
Em relação aos pagamentos e à segurança, o empreendedor precisa de um gateway para assegurar disponibilidade alta para as transações.
O mais recomendado é focar, principalmente, no comércio eletrônico, para apresentar potencial para processar muitos pagamentos simultaneamente sem atrapalhar o caixa da loja digital.
Faça um bom controle de estoque
Também é relevante, para garantir um bom volume de vendas nas datas sazonais, a manutenção de um controle de estoque eficiente. Realize um inventário criterioso antes das datas de mais movimentação e de saída de mercadorias, pois isso ajudará muito a fazer o planejamento.
Imagine os riscos de fazer publicidade e, nas datas sazonais, não obter um bom volume de vendas devido a estoque insuficiente.
Essa falta vai impactar negativamente sobre a experiência do cliente e, consequentemente, sobre a imagem da empresa.
Dessa maneira, vale a pena dedicar um tempo especial para o inventário, pois é uma ferramenta que também ajuda a prever novas demandas, a conceder descontos e a definir a frequência das propagandas e das campanhas de marketing.
Desenvolva um bom relacionamento com os fornecedores
Outra dica é manter um bom relacionamento com os fornecedores para conseguir preços competitivos e entregas em tempo hábil. Os fornecedores podem ser aqueles que vendem os insumos ou aqueles que entregam as mercadorias diretamente aos clientes.
Embora os Correios sejam o meio de entrega mais usado no Brasil, já há empresas especializadas que fazem entregas por preços acessíveis, além de garantir segurança e rapidez.
Preveja a demanda
Para efetivar a previsão da demanda, é possível analisar o histórico dos anos precedentes. Também é necessário ficar atento ao comportamento do público e ao cenário econômico.
Pesquisar palavras-chave é uma ação que funciona. Para isso, existem sites, como Semrush e Google Trends, que servem para monitorar as buscas dos usuários pelos produtos da marca, pela própria marca e pela concorrência.
Desenvolva um plano de contingência
No mundo dos negócios, o desenvolvimento de um plano de contingência corresponde à previsão das variáveis que podem influenciar o volume de vendas. Desse modo, o gestor se antecipa a situações complexas.
A proposta é simular como a infraestrutura ou o sistema comportam-se perante vulnerabilidades, entre as quais podemos destacar uma quantidade elevada de visitas.
No comércio eletrônico, por exemplo, convém compreender como o servidor se comporta diante de uma sobrecarga. Caso haja lentidão ou travamento frequentes, é comum que os usuários acabem desistindo da compra.
É fundamental que a empresa conte com um sistema ágil e disponível continuamente durante as datas sazonais. Vale a pena dar prioridade aos servidores de elevado potencial para assegurar que a empresa virtual não fique fora do ar, mesmo que receba uma quantidade de usuários, além da normal.
Aproveite as soluções tecnológicas
Em cenários que promovem alto volume de vendas, as soluções tecnológicas são ótimas aliadas. A tecnologia ajuda a manter a gestão financeira das contas a receber e a pagar.
Um bom sistema de gestão financeira permite, entre outras ações, simular a antecipação de recebíveis, dar baixa de lançamentos, conciliar as contas, auditar taxas e descontos e acessar dados específicos de todas as movimentações financeiras. Tudo isso em tempo real.
Adote formas eficazes de pagamento
Para aproveitar melhor o aumento no volume de vendas durante as datas sazonais, vale a pena investir em formas variadas de pagamento, que sejam procuradas pelo público. Essa diversidade estimula as compras enquanto vai ao encontro das necessidades do cliente.
Enfim, mesmo sem dinheiro em espécie, ele poderá adotar outra forma de pagamento para efetivar uma transação. A seguir, mostramos as principais formas de pagamento existentes no mercado nacional:
- dinheiro em espécie;
- cartão de crédito/cartão de débito;
- boleto bancário;
- Pix;
- voucher online (para compra de alimentos em sites e aplicativos de delivery);
- carteiras digitais, que reúnem diferentes métodos de pagamento e oferecem cashbacks e descontos em empresas parceiras;
- WhatsApp Pay;
- link de pagamento;
- crediário;
- cartão da própria empresa;
- transferência bancária.
Um dos métodos mais usados é o cartão de crédito/débito. Nesse sentido, a empresa deve dispor de uma máquina de cartão, como as máquinas Granito, que permitem pagamentos em crédito, débito ou Pix.
Elas aceitam diferentes bandeiras com parcelamento em até 12 vezes, além de bandeiras regionais. A Granito disponibiliza diferentes tipos de máquinas: MPOS, POS (SP 630) e POS (SP 930).
Caso as vendas fiquem aquém do esperado em determinada data, identifique as falhas e corrija-as para aproveitar a próxima data sazonal.
Não perca a oportunidade de aumentar o volume de vendas de sua empresa durante a sazonalidade: aprenda com seus erros, analise sempre o histórico de vendas e use a tecnologia a seu favor, principalmente as máquinas de cartão. Busque sempre proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente.
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