Mesmo pequenos negócios não podem ignorar a transformação digital. Mas a dificuldade é que a maioria não sabe como abraçar essa mudança, nem por onde começar. Que tal conhecer as tendências tecnológicas para 2022 e seguir a partir disso?
Neste artigo, você entenderá desde por que é fundamental estar a par dessas inovações, até de qual maneira elas fazem a diferença no varejo. Não perca!
Por que é tão importante estar atento às tendências tecnológicas para 2022?
Em duas palavras: competitividade e antecipação. Ou seja, seu negócio não fica para trás dos concorrentes e adota antes as novidades. Além disso, esses conceitos implicam que as vantagens de mercado que cada uma das inovações oportuniza chegam cedo na sua empresa.
Isso é ainda mais relevante em cenários de crise, nos quais qualquer desperdício — com demora para reagir, investimentos que não respondem às demandas etc. — tem impactos negativos fortes e duradouros.
Outro diferencial, ao se adaptar de antemão, é que não há pressão, risco de perder clientes, ou mesmo ficar inoperante com atrasos e problemas que eventualmente surgirem. O processo de transição ocorre de uma forma fácil, tranquila e controlada.
Como elas podem impulsionar o varejo?
Os varejistas que ainda estão relutantes em adotar novas tecnologias em suas operações devem entender que elas mudaram a relação do consumidor com o comércio. A maneira como compram, o que valorizam e esperam não é mais a mesma por causa das inovações que estão ocorrendo.
Hoje, não basta abrir as portas e esperar que os clientes entrem. Agora, é necessário estar disponível em diversos canais. Além da loja física, e-commerces e redes sociais são muito procurados.
Como também, é importante desenvolver um relacionamento próximo com a clientela, oferecendo um atendimento amplo. Ele deve ser ao mesmo tempo informativo, consultivo, especializado e afetivo para agradar.
Dessa forma, manter-se competitivo e não ser ultrapassado pela concorrência depende de se adaptar, bem como atrair um novo público e crescer. Nesse sentido, as inovações fornecem ferramentas para isso.
A partir de soluções que envolvem desde a operação ao estratégico, passando por marketing e relacionamento, os processos são otimizados. Tanto recursos são melhor utilizados, como agilidade e produtividade aumentam. Por consequência, os resultados se ampliam.
Quais são as principais tendências tecnológicas para 2022?
Um ponto relevante da adaptação é entender quais inovações se adequam à sua empresa. Para tanto, é necessário conhecer as tendências tecnológicas para 2022 e como se aplicam ao comércio. Veja isso, a seguir!
Hiperautomação
Trata-se da combinação de diversos recursos de automação que visam à execução de tarefas complexas sem a ação humana. No varejo, pode ser aplicada a gestão do armazenamento, de estoques e da logística, reduzindo faltas de mercadorias e tempos de entrega.
Computação aliada à privacidade
Quando se fala em compras online — quer seja em sites, quer seja em aplicativos — as maiores preocupações dos consumidores são exposição de dados, fraudes de cartão de crédito e outros usos de suas informações para lesá-los financeiramente. Assim, novas técnicas de proteção da privacidade têm surgido com o avanço da computação nessa área.
Inteligência de decisão
A inteligência de negócios não é um conceito novo. Porém, com o volume de dados disponível atualmente, sua utilização ganhou novas proporções. Já não é mais viável tomar decisões sem seus subsídios.
Portanto, interligar sistemas, construir processos de análises automatizados e simular cenários baseados em modelos analíticos que consideram diversas variáveis mercadológicas são práticas a serem adotadas imediatamente.
A previsão sobre quantidades de estoques, das datas ideais para compras, quais formas de pagamento a disponibilizar — como as máquinas Granito — e tendências de comportamento dos consumidores são alguns dos exemplos do que essas tecnologias conseguem antecipar. Como efeito, a experiência do cliente é aprimorada.
Engenharia de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) não pode ficar de fora desta lista de tendências tecnológicas para 2022. A engenharia de IA comprova isso. Sendo responsável pelo desenvolvimento e pela operacionalização dessa inovação, ela garante a entrega de atualizações para as empresas, perpetuando sua importância para os negócios.
Tecnologia centrada no ser humano
As novas tecnologias também passam a precisar atender a um novo critério: capacidade de responder às necessidades reais do ser humano. No comércio, o consumidor se torna o centro. Seus problemas e suas expectativas, quanto a sistemas, interfaces, produtos, entregas, atendimento etc., pautam todas as decisões do empreendimento.
IA Generativa
Outra tendência relacionada com a Inteligência Artificial, a IA Generativa é um método de aprendizado de máquinas baseado em dados para criar e inovar. O marketing direcionado, por exemplo, tende a ganhar com essa tecnologia.
Buscas por voz
As buscas por voz facilitam o acesso e uso da tecnologia. Mais que isso, todos querem a comodidade de apenas falar e encontrar o que desejam. Essa inovação permite que as mãos fiquem livres ou executando outras tarefas enquanto analisam produtos e decidem o que comprar. Para aplicar tal conceito, uma forma é otimizar seu site e conteúdo para esse tipo de busca.
O que é necessário para se adaptar às tendências tecnológicas para 2022?
Colocar em prática as tendências tecnológicas para 2022 citadas pode parecer um desafio. Não se preocupe: após definir o que se encaixa com sua empresa, algumas dicas ajudam na hora de se adaptar. São elas:
- foque no consumidor, buscando entender o que ele quer e precisa;
- envolva sua equipe no processo de mudança para obter o máximo de cada investimento;
- priorize o que há de novo, a fim de manter seu negócio competitivo;
- não pare, as inovações evoluem o tempo todo – então, melhore continuamente;
- invista na integração entre soluções e sistemas;
- planeje as etapas para não atropelar o que é importante ou perder funcionalidades úteis;
- dê um passo de cada vez, evitando alterações drásticas ou descontroladas.
Quais são as consequências de não se preocupar com elas?
Quem não se atualiza fica para trás no mercado. Ignorar as mudanças limita o crescimento da empresa e permite que, mais cedo ou mais tarde, os competidores atinjam uma vantagem grande sobre o seu empreendimento.
Concorrentes surgem constantemente ou oferecem algo inovador e atrativo, elevando as expectativas dos clientes. De qualquer modo, no mundo dos negócios, não se adaptar implica perder espaço e desaparecer.
Por mais inovadoras e avançadas que sejam as tendências tecnológicas para 2022, não adotá-las obedece uma antiga ideia: adapte-se ou morra. Isso não é um exagero. No contexto atual, em que o público busca pelas comodidades que essas inovações oferecem na hora de comprar, ignorá-las significa deixar de vender.
Aproveite e comente, contando como você está percebendo a transformação digital no seu dia a dia!