O Universo da Adquirência: A indústria de pagamentos digitais brasileira e latino-americana cresceu rapidamente, e os próximos anos devem aumentar seu alcance. A digitalização e a difusão das fintechs são algumas das razões. Aqui, a adquirência tem um papel importante.
O mercado de pagamentos caminha a passos largos. Há 20 anos, precisávamos ir a uma loja física para escolher algo para comprar. Hoje, isso se dá em poucos cliques. Assim, a forma que pagamos precisou evoluir para acompanhar as mudanças.
Um exemplo notável é o Account to Account, representado no Brasil pelo Pix. Estamos presenciando o surgimento de métodos de pagamento mais inovadores, que ganham destaque e se tornam tendência. Na América Latina, o Brasil saiu na frente. Nos próximos parágrafos, você entenderá melhor o funcionamento da adquirência nesse contexto.
O que é adquirência?
A adquirência é a intermediação nas compras que são feitas com cartão. É tarefa de adquirentes, como a Granito. Quando um pagamento de cartão acontece, a adquirente envia os dados aos bancos e à bandeira, para saber se a transação pode acontecer.
Caso o banco e a bandeira autorizem, a credenciadora liquida a transação e põe o valor da venda na conta. Tudo isso se dá ao pagar na máquina de pagamentos, que é o equipamento usado nas lojas físicas para tornar a adquirência possível.
Para fazer o pagamento, o cliente insere ou aproxima via NFC o cartão. Esse é o comando para iniciar o trabalho da adquirente. O banco e a bandeira do cartão fazem a autenticação para liberar o dinheiro.
Como a adquirência opera?
No pagamento eletrônico, há a participação de:
- adquirentes: são as responsáveis pelo processo. Enviam os dados ao sistema da loja, aos bancos e às bandeiras. Também fazem a liquidação;
- bancos: são os responsáveis pelas contas. Definem se o pagamento vai ser autorizado, de acordo com saldo, limite de crédito e outros fatores;
- bandeiras: fazem a ponte entre a adquirente e o emissor. Só dá para pagar se o sistema da adquirente aceitar a bandeira;
- máquinas de pagamento: são usadas nas lojas físicas e no delivery. As credenciadoras, como a Granito, costumam comercializar as máquinas aos lojistas. O pagamento acontece pelos meios disponíveis na máquina, como cartão de crédito, débito e Pix.
Qual é o papel das adquirentes?
Até os anos 1990, as transações eram manuais. As máquinas usavam um sistema de cópias que eram apresentadas ao banco pelos lojistas. Nos anos 2000, as máquinas de pagamento com leitor de chip começaram a se popularizar. As adquirentes ajudaram a trazer:
- segurança: os dados de compra são criptografados;
- flexibilidade: há um leque de pagamento facilitado com vários meios;
- rapidez: a adquirência faz uma transação acontecer em segundos;
- maior conversão: a quantidade de bandeiras e formas de pagamento aumenta as chances de venda;
- fidelização: quando você usa sua forma de pagamento favorita, tende a escolher o mesmo estabelecimento na próxima vez;
- antecipação de recebíveis: o lojista recebe com antecedência o valor do que foi vendido a prazo.
Como é o mercado de adquirência no Brasil?
O mercado de adquirência está em franco crescimento. Originalmente, atuava só em transações por lojas físicas. Hoje, seu leque de atuação é mais amplo. As adquirentes atuam inclusive no comércio digital, em soluções como o link de pagamento.
Os últimos anos foram de muito avanço e conquistas no mercado de adquirência. Enfrentamos algumas dificuldades, como a pandemia de Covid-19, a crise na cadeia de suprimentos e a escassez mundial de semicondutores.
No entanto, o Brasil lidou com a consolidação definitiva do Pix e das carteiras digitais. Isso trouxe usabilidade e praticidade, e a aceitação do novo modelo foi recorde. Entre as promessas de consolidação para os próximos anos, é possível citar as criptomoedas e o “Buy Now, Pay Later”, uma espécie de crediário digital.
Como a adquirência influencia na jornada de compra?
Vivemos uma transformação nas formas de pagamento no varejo. O “delta” — ritmo matemático de mudanças — está alto. A jornada digital foi incorporada à rotina. Isso aumentou a responsabilidade das empresas de adquirência de disseminar a transformação digital entre os varejistas.
O omnichannel ganha espaço, com marcas trazendo experiências de compra homogêneas. Na pandemia, vimos a adoção acelerada de ferramentas tecnológicas. Um percentual alto de pessoas fez, pela primeira vez, compras online, e os clientes gostaram do que viram.
Por isso, aumentaram a exigência de fluidez, personalização e simplicidade nas lojas físicas. Isso mudou o varejo. O Brasil é o terceiro país do mundo na adoção de máquinas POS, e a tecnologia ainda é a chave para a evolução do nicho de mercado.
Como as adquirentes influenciam o mercado?
O universo da adquirência está bem presente na vida dos brasileiros. Hoje, vemos lojistas escolhendo suas máquinas de pagamento de acordo com as vantagens para eles e para o público. É uma diversidade positiva, que aumenta o leque de serviços financeiros à disposição.
A máquina de pagamentos evoluiu para virar um terminal de vendas nas mãos do lojista. Isso traz um outro nível de experiência ao cliente. Soluções de gestão de vendas fornecem uma riqueza de recursos, como gestão de estoque, cadastro de produtos e fechamento de caixa.
Seu uso agrega valor e é um passo importante para melhorar a experiência dos clientes. Um vetor útil é a ampliação dos recursos em terminais POS, para que seja um device que vá além dos pagamentos.
Como o setor de pagamentos e adquirentes está evoluindo?
O dinheiro físico está virando o novo cheque, pois está saindo de moda. Há uma quantidade crescente de pagamentos por cartões. O mercado de adquirência cresce de forma orgânica todos os dias. A estratégia é inovar com personalização e segurança, driblando as complexidades técnicas e a burocracia.
As soluções, que incluem do licenciamento ao processamento de transações, deixam os lojistas livres para focar no que é importante. O futuro do setor se transforma. A forma como o dinheiro roda o mundo é diferente do nosso passado recente. A adquirência toma o papel de protagonista na digitalização da economia.
A adquirência, portanto, tem um papel importante no ecossistema dos pagamentos. Ela intermedeia operações e é um participante da troca entre bancos, bandeiras, empresas e clientes. Suas soluções são importantes na busca por uma economia digital e moderna.
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