O setor automotivo é um dos mais relevantes para a economia. Para muitas pessoas, ter um carro não é somente um luxo ou opção de entretenimento: é uma necessidade.
No começo de 2024, no mês de janeiro, as vendas de carros tiveram um crescimento de 13%. E o ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) declarou que os investimentos no setor chegarão a R$ 41,4 bilhões até 2032.
Esse setor envolve toda a cadeia de produção de veículos, com diversos segmentos e áreas que trabalham no sentido de desenvolver produtos cada vez mais inovadores. Talvez você não saiba, mas existe até o Dia do Carro: 13 de maio.
Conheça mais detalhes sobre o setor automotivo, quais são os desafios que ele enfrenta e como montar um negócio de sucesso!
O que é setor automotivo?
O setor automotivo é subdividido em muitas áreas que formam a cadeia de produção. Nesse sentido, ele envolve diferentes empresas que atuam para que o setor permaneça ativo.
Dessa forma, a indústria automotiva compreende desde a produção de peças, montagem, manutenção até a comercialização dos serviços, incluindo aluguéis e seguros.
O setor automotivo se responsabiliza pela fabricação e venda de automóveis, caminhões, ônibus, van e outros meios de transporte terrestres.
Quais são os desafios enfrentados pelo setor automotivo?
Devido à pandemia do coronavírus, o setor automotivo, como os demais setores da economia, sofreu um abalo. O isolamento social contribuiu para que a fabricação e a manutenção de carros apresentassem uma queda significativa. Mas, à medida que as coisas foram se normalizando, o setor conseguiu equilibrar-se novamente.
Em 2024, os desafios mais sérios se referem ao desenvolvimento tecnológico, às transformações nos hábitos de consumo e às demandas sempre crescentes por sustentabilidade.
O avanço do segmento de carros elétricos, por exemplo, coloca a indústria automotiva diante de um problema sério, que é a escassez de materiais fundamentais, como os semicondutores.
É preciso ainda acompanhar as mudanças nas preferências do público. Os consumidores do setor automotivo demonstram interesse cada vez maior nos veículos autônomos e conectados.
Nesse sentido, as tecnologias mais sofisticadas de conectividade passam por um processo de integração (inteligência artificial, internet das coisas) para atender às demandas dos consumidores.
É necessário administrar esses e outros pontos e, ao mesmo tempo, manter competitividade em relação aos gastos e à eficiência.
Para superar esses e outros desafios, as empresas do ramo precisam procurar parceiros estratégicos, investir em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia e ajustar-se às transformações do mercado com flexibilidade.
Como ter um negócio de sucesso no setor automotivo?
Vamos passar algumas dicas e estratégias para você ser bem-sucedido no setor automotivo. Veja como as inovações impactam nesse setor:
Acompanhe as tendências
A primeira dica que damos é seguir as tendências, que podem manifestar-se tanto no campo tecnológico quanto no desenvolvimento de técnicas. Dessa forma, é possível gerar mais satisfação ao cliente e, consequentemente, aumentar as vendas.
Uma das principais tendências é o dinamismo das aplicações das ferramentas tecnológicas na indústria automotiva. Um exemplo é a atualização remota de softwares dos carros, o que permite que os veículos mais modernos recebam atualização automática de programas e novas funcionalidades, de maneira semelhante ao que acontece com os smartphones.
No que se refere ao atendimento, o WhatsApp Business é uma ferramenta que deixa o atendimento mais rápido. Por isso, o vendedor precisa manter-se a par de todas as tendências que afetam o setor automotivo e ajustar-se a elas.
Estude o comportamento do consumidor
O vendedor deve fazer uma consulta aos registros de vendas para definir padrões comportamentais do público, de modo a personalizar continuamente o atendimento.
Em vendas efetuadas no ambiente digital, isso é mais prático, pois existem ferramentas gratuitas para acompanhar e avaliar o comportamento dos clientes. O Google Analytics é uma delas.
É uma solução que permite mapear o tempo que o usuário permanece na página, os caminhos percorridos por ele, os conteúdos com mais acesso no blog e as palavras-chave mais procuradas.
Na loja física, também é importante manter um registro cuidadoso das visitas para identificar padrões como:
- peças mais vendidas;
- problemas mais comuns;
- disponibilidade dos itens.
Respostas a esses pontos ajudarão a efetivar um atendimento de melhor qualidade, sempre alinhado às expectativas do público.
Implemente tecnologia
Há soluções eficientes e de baixo custo para deixar o negócio mais modernizado e mais atrativo para os consumidores.
Não é preciso ser uma empresa grande para implementar tecnologia. Uma loja pequena pode, por exemplo, contar com um catálogo digital: uma vitrine virtual para mostrar os serviços e os produtos da loja.
A finalidade dessa tecnologia é motivar a interação e passar esclarecimentos sobre os itens vendidos na loja.
Vale lembrar que um catálogo digital pode ser criado no próprio WhatsApp, o que vai complementar as estratégias nesse canal de comunicação. Existem softwares desenvolvidos para melhorar as vendas, entre os quais: CRM, Pipedrive, SemRush, RD Station, Evernote e outros.
Aprimore a experiência do cliente
Toda loja deve se preocupar em proporcionar uma boa experiência ao cliente. Trata-se de um processo amplo que envolve todas as etapas na jornada de compra e de uma experiência que sofre influência dos preços, do atendimento e da qualidade das peças.
O atendimento oferecido por canais omnichannel tende a ser mais satisfatório para o cliente, já que oferece mais opções de pesquisa e de compra.
Desse modo, um cliente pode começar o atendimento pelo WhatsApp e concluir de forma presencial ou no aplicativo ou site.
O que não pode faltar é a integração entre todos os canais ofertados, já que não adianta oferecer muitos canais, se eles não se conectarem corretamente entre si.
Tenha parceiros estratégicos
Os parceiros devem assegurar que não faltarão as peças de que sua loja precisa para se manter ativa, com um mix de produtos vasto que atenda às demandas do público.
Além dos fornecedores, o setor automotivo moderno pode recorrer a outras parcerias, como os influenciadores digitais, as celebridades da internet que podem divulgar seus serviços e seus produtos. Outra opção é fazer parcerias com lojas do mesmo setor, como uma oficina mecânica. A inovação implica fechar parcerias até com concorrentes para otimizar os serviços ofertados.
Seguindo essas dicas, você poderá alcançar o sucesso no setor automotivo. Mantenha-se sempre atualizado e utilize sabiamente as novas ferramentas tecnológicas.
Entre em contato conosco para conhecer melhor nossas soluções. Veja como elas podem facilitar as transações em uma loja automotiva!