Nos últimos anos, as despesas mundiais de saúde aumentaram devido à demanda reprimida por consultas presenciais depois da pandemia de Covid-19. A inflação médica também tem contribuído para que os gastos sejam recalculados anualmente, sempre acima do IPCA. Esses são alguns dos desafios da gestão da clínica.
As exigências aumentam as dificuldades das clínicas médicas, mas uma boa gestão ajuda a lidar com esse tipo de problema e a driblar a escassez de pessoal. Só que essa administração vai além de oferecer bons serviços de saúde.
Como em qualquer outro ramo de atuação, a gestão de uma clínica demanda atenção especial para questões como faturamento, auditoria e distribuição de remuneração. Nos próximos tópicos, você encontrará algumas dicas valiosas sobre como abordar esses aspectos com eficiência. Boa leitura!
Quais são os princípios-chave para a gestão clínica?
A gestão da clínica inclui cuidados com recursos humanos, supervisão do atendimento ao paciente, faturamento e outros pontos para atender bem o público e ter resultados financeiros. Confira os princípios-chave a seguir.
Tenha a opinião da equipe
Pergunte às pessoas o que elas querem e pensam sobre cada processo. Você pode ser um gestor experiente, mas provavelmente não fez todas as funções de uma clínica. Conversar com os funcionários ajuda a ter boas ideias sobre como cuidar dos pacientes, fazer cobranças e limpar o ambiente.
Tenha proatividade
Quando você for criar um processo, opte pela proatividade. Certifique-se, por exemplo, de que o atendimento para confirmar consultas envolva contato prévio por telefone ou email. Ainda, garanta antecipadamente que terá o que precisa para fazer o faturamento das cobranças por plano de saúde.
Decida com base em dados
Antes de implementar mudanças nos processos, é fundamental assegurar que tais alterações sejam benéficas. Para isso, é essencial coletar e analisar dados relevantes. Revise minuciosamente os relatórios de cobrança, receita e glosa médica. Além disso, obtenha feedback dos pacientes por meio de pesquisas detalhadas. É importante lembrar que cada nicho de atendimento médico tem particularidades distintas.
Mantenha-se em conformidade com a lei
O setor de saúde é um dos mais regulamentados no Brasil. Clínicas e hospitais precisam estar em conformidade com várias leis. Isso inclui as leis federais, as resoluções do Conselho Federal de Medicina e as da Anvisa.
Use a tecnologia correta
Adote as ferramentas adequadas para cuidar do faturamento da sua clínica. Opte também por um bom split de pagamentos, para evitar a bitributação e fazer com que o dinheiro da clínica e o de cada profissional sejam debitados separadamente.
Como as inovações em sistemas de gestão de clínicas podem ajudar?
A tecnologia trouxe algumas novidades para a gestão da clínica. É o caso da saúde móvel. Na corrida para gerir doenças com baixos custos, a saúde móvel usa educação e incentivos para garantir a prevenção a doenças e os cuidados de saúde usando o smartphone.
Outra novidade tecnológica aparece na forma dos chatbots. Há versões promissoras da tecnologia que funcionam como enfermeiros virtuais. O chatbot informa o hospital mais próximo, dá lembretes para medicamentos e rastreia os sinais vitais.
Outras ideias, como a bioeletrônica, também são estudadas. Enquanto essas soluções ainda não chegam por aqui, dá para usar apps de gestão. Eles ajudam a gerir notas fiscais, cuidar dos pedidos, analisar as finanças e gerir as despesas.
Como fazer uma boa gestão de clínicas?
A gestão da clínica inclui alguns trabalhos além dos exigidos por empresas comuns. É preciso ter uma atenção especial às leis. A auditoria também é uma questão importante, normalmente feita anualmente. Confira algumas dicas!
1. Faça auditorias constantes
O nível de exigência de uma clínica é maior do que o de empresas comuns. Confira se as ferramentas e práticas estão em ordem. Veja o que funciona bem, o que deve ficar para trás e quais recursos você precisa trazer para seu arsenal.
2. Foque na experiência do paciente
Foque mais na experiência do paciente. Uma clínica também é uma empresa, e os pacientes são clientes. Trabalhe para diminuir a rotatividade dos pacientes e tenha um processo organizado. Registre as consultas, as preferências e os tratamentos.
3. Cuide dos profissionais
Os profissionais são o ativo mais importante da prática médica. Não dá para prestar cuidados de saúde sem médicos, enfermeiros e atendentes qualificados. As pessoas que trabalham no setor estão entre as que mais sofrem com estresse ligado ao trabalho.
4. Teste a telemedicina
A pandemia de Covid-19 criou um boom de atendimento remoto. Os consumidores se adaptaram a uma nova forma de interação. Por isso, a telemedicina é uma solução possível. Os pacientes podem procurá-la e recorrer a um consultório que possa fornecê-lo.
5. Automatize a gestão
Os softwares compõem um avanço tecnológico importante e vieram para facilitar. Muitos administradores não se sentem confortáveis para lidar com o aspecto financeiro de uma clínica. Por isso, uma solução tecnológica pode ser útil.
6. Fortaleça a segurança das informações
Garanta que tudo o que está na clínica também está bem protegido. Fortaleça seu sistema de segurança e privacidade, pois as informações de saúde são sensíveis e confidenciais. Uma violação de dados pode ser prejudicial aos pacientes e à reputação da clínica.
7. Invista em treinamento
Invista tempo e dinheiro no desenvolvimento profissional da equipe. Muitas vezes, os funcionários já são bem formados. No entanto, vale apostar no treinamento técnico dos hardwares e softwares que a clínica usa.
8. Garanta um bom trabalho no agendamento
O agendamento é importante para administrar a clínica. Quando bem feito, ajuda a receber mais pacientes diariamente e a coordenar melhor os departamentos e membros da equipe. No entanto, muitas clínicas patinam para alocar recursos e criar um bom sistema de agendamento.
Como a tecnologia da Granito pode ser útil?
A Granito tem um software de gestão feito para facilitar o controle financeiro da sua clínica. Com ele, dá para cuidar das contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais, analisar gastos e desfrutar de vários outros recursos.
Na Granito, você também pode contar com a divisão de transações para clínicas. Nela, é possível cobrar os serviços dos médicos e da clínica separadamente. Assim, o pagamento é dividido e fica fácil evitar o pagamento duplicado de impostos
Como vimos, a gestão da clínica é parecida com a de qualquer outra empresa. Precisamos olhar empresas médicas como marcas e os pacientes como clientes. A distinção fica para o nível exigido de ética, cuidado legal e investimento.
Veja as soluções da Granito para sua clínica!