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Marketing para o Dia das Mães: 6 estratégias para adotar no seu negócio

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Segundo dados da Ebit|Nielsen, em 2019, o Dia das Mães foi a terceira data que mais vendeu no comércio, perdendo apenas para o Natal e a Black Friday. Por conta disso, fazer bem o marketing para o Dia das Mães é essencial. Enquanto existe muita procura por parte de pessoas que querem presentear as mulheres mais importantes de sua vida, também existe bastante competição no mercado.

Portanto, se você quer que a sua loja se destaque nesse dia, continue lendo o post. Confira 6 estratégias de marketing para o Dia das Mães para adotar no seu negócio que podem ajudar a movimentar ainda mais suas vendas!

1. Use a lista de transmissão do WhatsApp

Essa é uma ótima forma de começar o contato com clientes ou potenciais clientes. Com esse recurso, você pode facilmente enviar promoções dos seus melhores produtos ou lembretes sobre a data comemorativa.

Contudo, é preciso se destacar, já que é provável que as pessoas recebam muitas mensagens assim, no próprio WhatsApp, no e-mail e nas redes em geral. Portanto, a dica é trabalhar um assunto bem chamativo, com frases que despertam a curiosidade e façam com que a pessoa olhe a mensagem.

Na prática, é preciso encontrar a linha tênue entre usar o apelo sentimental que a data tem e evitar ser muito clichê. Lembre-se de que seu maior objetivo é resolver a dor de quem está procurando presentes para a mãe (ou esposa), e pode encontrá-los na sua loja.

2. Trabalhe bem a data nas redes sociais

Complementando o WhatsApp, que é um contato mais direto, as redes sociais são outra ótima forma de levar a sua mensagem para o público. Para isso, é preciso apostar na maior característica dessas plataformas, que é seu aspecto interativo e humanizado.

Por exemplo, você pode fazer campanhas próximas à data com fotos das mães dos usuários. Também pode ajudar a humanizar a sua loja com histórias sobre as mães dos colaboradores.

Outro caminho é aproveitar a produção de conteúdo. Muitas pessoas procuram dicas de presentes, e você pode usar as redes para ajudar a divulgar os que você está oferecendo. Por conta da pandemia, por enquanto não é possível convidar os clientes para visitar a sua loja (dependendo da sua região), mas no futuro, essa é uma ótima estratégia.

Também vale muito a pena criar um perfil no Google Meu Negócio para ajudar as pessoas a conhecerem sua loja. Essa é uma plataforma focada no comércio local e no Google Maps. Então, quem procurar a sua loja pela região, por exemplo, a encontrará mais facilmente. Mesmo que eles não o visitem por conta da pandemia, podem fazer pedidos pelo WhatsApp, pelo número que você cadastrar.

3. Crie promoções exclusivas para o marketing no Dia das Mães

Promoções sempre atraem clientes e, nessa data, eles estão procurando ainda mais. Portanto, você pode explorar uma das diversas opções. Alguns exemplos são:

  • kits exclusivos;
  • cupons de desconto para toda a loja;
  • brindes para determinadas compras;
  • preços especiais em certos produtos.

Para fazer as promoções, você precisa pensar no seu negócio, de modo a não diminuir a margem de lucro. Além disso, a oferta precisa ser bem valiosa para os clientes.

Existem categorias de produtos que se destacam no Dia das Mães, e é neles que você deve focar. Por outro lado, não se esqueça de que as mães não são o público-alvo das ações de marketing, mas sim, quem compra o presente.

4. Faça parcerias com outras empresas

As parcerias aumentam o alcance do seu negócio, também sendo uma forma de atrair o público. Por exemplo, a academia do bairro, os restaurantes e outras empresas podem ser uma ótima maneira de fazer com que o público conheça sua loja e suas promoções especiais de Dia das Mães.

O mais importante, para que essa ação tenha sucesso, é que você escolha bem o parceiro. Garanta que as empresas façam sentido com o seu nicho, provavelmente, de acordo com o lugar que as pessoas frequentam e serviços que usam. Essa também é uma ótima forma de gerar indicações.

5. Capriche na decoração e na personalização dos produtos 

Um item indispensável é caprichar bem na decoração dos produtos. O propósito do Dia das Mães é fazer com que elas se sintam especiais e isso deve ser muito bem refletido no presente. Procure entregar algo personalizado, feito com todo o carinho e capricho.

Durante o contato com o cliente, pergunte algumas informações simples sobre a pessoa que receberá o presente, como a cor preferida, o nome, o tipo de chocolate que mais gosta ou algo do tipo. Assim, além do presente em si, a mãe pode ganhar aquele mimo especial, que tornará o momento ainda mais impactante. Ações como essa funcionam muito bem tanto para quem dá quanto para quem recebe o presente, potencializando o lucro no longo prazo, já que você encanta duas (ou mais) pessoas de uma vez.

6. Treine os vendedores para prestar um bom atendimento

Com grande parte das lojas estão fechadas no momento, é preciso adaptar o processo de venda para o online. Sendo assim, os vendedores precisam estar muito bem treinados. Eles podem aplicar técnicas de vendas pelo WhatsApp ou pelas rede sociais para ajudar o público a encontrar o presente certo. Por exemplo, se os clientes procuram um sabonete, você também pode oferecer um hidratante para complementar.

Nesse caso, o mais importante é que os produtos oferecidos façam sentido e sejam realmente valiosos para a mãe do cliente. Assim, você passa uma ótima percepção para o público de que realmente quer ajudar a deixar a mãe dele ainda mais feliz. Dias como esse são uma ótima oportunidade de encantar pessoas, com o presente que deixará todos felizes e um processo de compra simples e rápido. Esse é o segredo para fidelizar os clientes.

Fazer bem o marketing para o Dia das Mães é essencial para uma data tão disputada no comércio. Porém, para ter sucesso, é preciso se antecipar. Então, planeje as ações para conquistar os melhores resultados. Essa organização permite que você encontre a estratégia ideal para o sucesso nessa data.

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