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Breakeven: tudo o que você precisa saber

Breakeven tudo que você precisa saber

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Fazer uma boa gestão financeira na empresa é essencial para mantê-la competitiva e financeiramente sustentável no mercado de atuação. Para isso, é fundamental acompanhar indicadores contábeis para elaborar estratégias eficientes. Nesse sentido, saber como fazer o cálculo do breakeven é uma tarefa crucial para o negócio.

Esse indicador ajuda a compreender o quanto é necessário vender para evitar prejuízos e começar a lucrar com as atividades da empresa. Assim, é possível pensar em táticas para vencer os concorrentes e alcançar resultados cada vez melhores.

Quer saber mais sobre o breakeven, como calcular e qual a sua importância? Então, continue a leitura e confira este conteúdo agora mesmo!

O que significa breakeven?

Entender o significado do breakeven point e como usá-lo em seu negócio é essencial para fazer uma boa gestão financeira. Esse termo refere-se ao ponto de equilíbrio em uma operação comercial ou em um projeto.

Ou seja, é o ponto no qual as receitas totais são iguais aos custos totais, resultando em um lucro líquido zero. Nesse ponto, a empresa não tem nem prejuízo nem lucro. Fazer um bom planejamento para vender e superar esse ponto é crucial.

Nesse sentido, ter o conhecimento sobre o ponto de equilíbrio é importante para os gestores por fornecer insights sobre o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos e começar a gerar lucro. Isso é especialmente relevante ao tomar decisões estratégicas e planejar a viabilidade financeira de um negócio.

Qual é a importância desse conceito no empreendedorismo?

Após conhecer o significado de breakeven, o próximo passo é descobrir por que é relevante calcular e entender esse conceito no empreendedorismo. Veja alguns motivos a seguir.

Ajuda no planejamento financeiro

Ter um bom plano financeiro é essencial para manter a sustentabilidade do negócio. Além disso, a partir do planejamento, é possível obter recursos para fazer a empresa crescer e aumentar a lucratividade ao longo do tempo.

Nesse sentido, o conhecimento do ponto de equilíbrio se torna um ponto-chave para o planejamento financeiro de um empreendimento. Isso porque ele permite que os empresários identifiquem o volume mínimo de vendas necessário para cobrir todos os custos, evitando prejuízo.

Assim, podem elaborar ações para elevar as vendas e a lucratividade, não só alcançando o ponto em que as receitas se igualam aos custos, mas superando esse ponto para ter resultados cada vez melhores.

Melhora a tomada de decisão

Sem os dados financeiros adequados, tomar as decisões e escolher as melhores ações para chegar às metas da empresa pode ser bem difícil. Por isso, usar o breakeven point e saber como calcular esse indicador é crucial e pode ajudar a direcionar o empreendimento.

Por exemplo, ao compreender o ponto de equilíbrio, os empreendedores podem tomar decisões estratégicas mais informadas. Desse modo, torna-se factível ajustar os preços de venda, otimizar os custos ou explorar novos mercados para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do negócio.

A ausência de informações importantes sobre a empresa pode resultar na exclusão de todos esses fatores do processo decisório. Com o acompanhamento do breakeven e de outros indicadores, fica mais simples fazer uma boa gestão.

Ajuda a definir metas

Primeiro, vale entender que a definição de metas deve ser mensurável, alcançável, relevante e específica. Por isso, ter informações-chave para estipular os objetivos que a empresa pretende atingir é muito importante.

Nesse sentido, o breakeven ajuda os empresários a estabelecer metas realistas ao oferecer dados sobre a quantidade de vendas que precisa ser feita para o negócio começar a lucrar.

Esse indicador ainda permite que eles visualizem estratégias para atingir essas metas, tornando-se um fator determinante para incentivar os colaboradores a alcançar os resultados pretendidos. Além disso, possibilita ajustar algumas variáveis, como os preços, a fim de evitar prejuízos.

Melhora a precificação

Esse conceito também pode auxiliar na precificação. Com o breakeven, tem-se uma base sólida para estabelecer limites inferiores de preço. Compreender o ponto de equilíbrio permite que os empresários determinem o preço mínimo necessário para cobrir todos os custos.

Dessa forma, acabam garantindo que cada venda contribua para a cobertura de despesas e a geração de lucro. Isso ajuda na formulação de estratégias de precificação competitivas e sustentáveis, assegurando que os preços praticados sejam viáveis financeiramente para o negócio,

Otimiza a gestão do fluxo de caixa

Por fim, vale mencionar que o breakeven financeiro tende a ajudar a melhorar o controle de entradas e saídas e, consequentemente, a otimizar a gestão do fluxo de caixa no empreendimento.

Por meio dele, os empresários podem antecipar períodos em que as vendas podem ser mais lentas, garantindo que haja recursos financeiros suficientes para cobrir custos fixos e variáveis durante esses períodos.

Desse modo, a empresa tende a fugir de períodos de falta de recursos para pagar as contas. Com isso, evita pagamentos de juros e multas que podem acabar comprometendo a viabilidade financeira do negócio.

Como calcular o breakeven na empresa?

Entender como calcular o breakeven é fundamental para obter todas as vantagens destacadas no tópico anterior. Por isso, listamos algumas etapas necessárias para chegar a esse indicador em seu negócio. Confira!

Identifique os custos da empresa

O primeiro passo para fazer o cálculo do breakeven point é compreender quais são os custos que a empresa tem para manter o seu funcionamento, considerando tanto os que são fixos, ou seja, que independem do nível de produção, quanto os variáveis, que dependem da produção dos resultados.

Obtenha a margem de contribuição

Outro conceito importante no cálculo do breakeven é a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda por unidade e os custos variáveis unitários. Para chegar a ela, é essencial ter todos os dados da empresa bem organizados.

Vale destacar que também é possível calcular a margem de contribuição total do negócio. Para isso, basta multiplicar o preço de vendas unitário pela quantidade vendida e, desse valor, subtrair todos os custos variáveis da operação.

Calcule o breakeven por unidade

Esse indicador representa o volume de produção ou vendas com o qual uma empresa cobre todos os seus custos, resultando em um lucro líquido zero. Nesse ponto, as receitas são iguais aos custos fixos e variáveis, permitindo que a organização atinja a neutralidade financeira.

Para calcular esse indicador, basta fazer a conta a seguir:

Breakeven em unidades = custos fixos / margem de contribuição por unidade

Calcular o breakeven em unidades é fundamental para os empresários entenderem o mínimo necessário de vendas para cobrir despesas operacionais, proporcionando insights valiosos para a gestão financeira e estratégias de precificação.

Calcule o breakeven por receita

Também é possível ter esse ponto mensurado em termos de receita, ou seja, quanto sua empresa precisa ter de entrada de caixa para chegar ao resultado de lucro líquido zero. Para isso, basta usar a seguinte fórmula:

Breakeven em receita = custos fixos / margem de contribuição total

Compreender esse indicador permitirá elaborar estratégias para que a empresa se mantenha sustentável financeiramente e encontre maneiras de se diferenciar sem prejudicar os resultados.

Como o entendimento do breakeven pode ajudá-lo a se diferenciar?

Entender o breakeven é saber o ponto em que a empresa não está nem ganhando, nem perdendo dinheiro. Imaginemos que fazer e vender bolos seja um negócio. O breakeven seria o número de bolos que precisamos vender para cobrir todos os custos de fazê-los e vendê-los, como ingredientes, aluguel e salários.

Assim, conhecer esse número é como ter um mapa que nos diz quanto precisamos vender para começar a ganhar dinheiro. Isso ajuda a definir preços, estabelecer metas e garantir que o negócio seja saudável financeiramente. Portanto, o breakeven é como uma bússola para os empresários, guiando-os para o caminho da rentabilidade.

Qual é a relação entre breakeven e investimentos?

O breakeven desempenha um papel fundamental na gestão financeira de investimentos em uma empresa. Ele fornece uma referência importante para avaliar a viabilidade e a rentabilidade dos investimentos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na eficiência operacional, além de ajudar com os seguintes pontos:

  • avaliação de viabilidade — ajuda a entender se um novo investimento contribuirá para a redução do ponto de equilíbrio ou aumentará a rentabilidade global do empreendimento;
  • análise de ROI — ajuda a calcular o tempo necessário para recuperar o investimento e iniciar a geração de lucro;
  • gestão eficiente dos recursos — permite evitar investimentos excessivos que possam aumentar o ponto de equilíbrio, comprometendo a saúde financeira do negócio;
  • planejamento estratégico — facilita o planejamento estratégico relacionado a investimentos, alinhando-os com metas específicas da companhia;
  • ajuste estratégico pós-investimento — também permite ajustar estratégias em resposta a mudanças, otimizando operações e resultados financeiros.

Portanto, esse conceito é crucial tanto para encontrar estratégias para lucrar em um negócio que está em seu início quanto para os que já estão em etapas de expansão. Por isso, é essencial manter os dados organizados e utilizar esse e outros indicadores na gestão empresarial.

Como alcançar o zero a zero mais rápido?

Após entender como calcular e usar esse indicador na gestão do seu negócio, que tal descobrir dicas para alcançá-lo de maneira mais fácil para começar a lucrar com as atividades da empresa? Veja a seguir.

Faça uma análise de mercado

Fazer uma análise de mercado detalhada ajudará a identificar oportunidades e demandas que podem ser atendidas pela sua empresa para vender mais. Ao compreender as necessidades dos clientes e as tendências do setor, é possível ajustar estrategicamente seus produtos ou serviços para aumentar a lucratividade.

Ajuste os preços

Como você pode ver na fórmula, o preço de vendas é fundamental para a determinação do breakeven. Nesse sentido, quanto maior a diferença entre preço e custos, mais rápido se atinge esse ponto. Por isso, pensar em estratégias de diferenciação que permitam cobrar mais caro pode ajudar a alcançar o zero a zero mais rapidamente.

Invista em relacionamento com o público

Para se diferenciar e cobrar mais, é preciso conhecer o público para o qual você vende e ter um posicionamento diferenciado em relação aos concorrentes. Nesse sentido, usar meios de se relacionar com os clientes e atender as demandas deles é uma forma de obter dados para encontrar oportunidades.

Reduza os custos variáveis

Por fim, também é válido avaliar e otimizar os custos variáveis, identificando áreas em que é possível reduzir despesas sem comprometer a qualidade. Isso pode envolver negociações com fornecedores, otimização de processos e eficiência operacional.

Quais outros indicadores contábeis e financeiros é válido acompanhar?

Além do breakeven point, também é válido acompanhar outros indicadores e ferramentas cruciais para a gestão financeira do seu negócio, tais como:

  • margem de lucro — representa a porcentagem de lucro em relação à receita total, indicando a eficiência operacional da empresa;
  • liquidez corrente — mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo. É calculada dividindo os ativos circulantes pelos passivos circulantes;
  • endividamento total — indica a proporção de dívida em relação ao patrimônio líquido, avaliando o grau de alavancagem financeira;
  • retorno sobre investimento (ROI) — avalia a eficácia dos investimentos, calculando a porcentagem de lucro em relação ao investimento total realizado;
  • prazo médio de pagamento — fornece o tempo médio que uma empresa leva para pagar seus fornecedores, indicando a gestão do ciclo financeiro e a relação com os credores;
  • prazo médio de recebimento — refere-se ao tempo que, em média, a empresa demora para receber as vendas que fez aos seus clientes, influenciando a liquidez e a gestão do capital de giro;
  • índice de eficiência operacional — mede a eficiência das operações da empresa, calculando os custos operacionais em relação à receita total. Quanto menor o índice, maior a eficiência operacional.

Agora que você tem o conhecimento necessário para calcular o breakeven e até mesmo para reduzir esse ponto no qual as receitas e os custos se igualam, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo deste texto. Assim, será possível melhorar a gestão financeira do negócio e alcançar resultados cada vez melhores, deixando os concorrentes para trás.

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