Saber como calcular a projeção de vendas faz com que a sua gestão da empresa seja ainda mais eficiente na busca pelas metas que foram estabelecidas para o período. Para isso, vale a pena entender quais ferramentas podem ajudar na hora de fazer esse tipo de planejamento.
Independentemente do porte do seu negócio, os cuidados quanto às vendas são muito importantes para manter o dinheiro entrando em caixa. Se você quer saber quais as principais etapas do cálculo de projeção de vendas e como isso pode ser feito na prática, continue a leitura e confira nossas dicas!
Qual a importância da projeção de vendas?
A projeção de vendas é uma estimativa antecipada das quantidades que sua empresa pretende comercializar no período, incluindo produtos ou serviços. Esse valor é determinante para o planejamento operacional, ajudando o negócio a se preparar para atender a demanda do mercado.
Por meio dessa análise, você consegue evitar o acúmulo de estoque, o desperdício de material perecível e o investimento em produtos nos quais os clientes não têm interesse. Assim, a projeção de vendas para cada produto é responsável por reduzir os custos e ampliar o potencial de lucro da empresa.
Essa informação também ajuda a calibrar a tomada de decisão com base em informações mais precisas. Assim, sua gestão fica menos intuitiva e mais alinhada a dados concretos para orientar as escolhas do quanto será aplicado em investimento, produção e estoque.
Quais são as abordagens possíveis para calcular projeções de vendas?
Para calcular as projeções de vendas, é necessário adotar uma série de abordagens e aspectos. Elas contribuem para alinhar as expectativas. Explicamos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.
Realização da análise histórica
O primeiro fator que deve ser considerado na hora de projetar as vendas da empresa é identificar padrões e tendências que se repetem ao longo do tempo. Para isso, é preciso contar com uma boa base de dados.
Ela vai oferecer uma visão mais clara sobre como foi o faturamento da empresa ao longo dos anos, permitindo prever sazonalidades, picos de vendas e meses mais difíceis. Assim, fica mais fácil projetar de maneira adequada as vendas do seu negócio.
Utilização de ferramentas modernas
Realizar a incorporação de ferramentas tecnológicas avançadas, que usam algoritmos e aprendizado de máquina na hora de fazer as projeções, é fundamental. Assim, bastam alguns cliques e você já conta com os cálculos efetuados para planejar os próximos passos da empresa.
A partir delas, ainda é possível implementar modelos preditivos que levem em conta diversos dados, como histórico de vendas, comportamento do consumidor, condições de mercado, entre outros. Dessa forma, você tem condições de fazer uma projeção de venda assertiva e que realmente ajude no planejamento do negócio.
Consideração de fatores sazonais
Enfrentar sazonalidades é bem comum, principalmente no varejo. Por isso, é essencial considerar esse fator na hora de realizar as suas projeções de vendas. Por exemplo, períodos festivos tendem a ter aumento da demanda, já começo de ano pode ser um pouco mais fraco, devido aos elevados impostos.
Porém, cada nicho de mercado tem as suas particularidades, e é preciso se aprofundar no seu. Dessa maneira, você pode identificar sazonalidades relevantes e ajustar as projeções com base nessas variações previsíveis.
Entendimento do comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor também apresenta muitas mudanças, e estar atento a esse fator na hora de projetar as vendas é muito importante. Os consumidores podem adotar outros meios de adquirir os bens. Assim, a sua empresa vai precisar realizar ajustes nos momentos adequados para cumprir as projeções.
Nesse sentido, é preciso avaliar as tendências de compra, pesquisar sobre as preferências do consumidor, pedir feedbacks aos atuais clientes e procurar compreender fatores psicológicos que podem influenciar as decisões de compra. Com tais informações, você consegue não só fazer projeções, mas adotar estratégias para aumentar as vendas.
Avaliação do mercado
Ao fazer as projeções, também é necessário entender o cenário do mercado no qual a sua empresa está inserida. Por exemplo, se existem muitos concorrentes, possivelmente as margens de lucro são menores e podem atrapalhar o desenvolvimento da sua empresa.
Além disso, é válido entender as ações dos competidores e as mudanças econômicas para projetar os cenários futuros. Ainda, é essencial monitorar a concorrência, analisar indicadores econômicos relevantes e avaliar o impacto de eventos externos no mercado na hora de realizar as projeções.
Observação dos indicadores
Por fim, vale mencionar a importância de adotar indicadores financeiros e de vendas depois de realizar as projeções. Eles servirão para entender se podem ocorrer mudanças no mercado e para permitir que o seu time adote ações para manter um bom resultado, independentemente do que aconteça.
Além de definir tais métricas, é preciso fazer um acompanhamento constante. Esse cuidado vai evitar que a sua equipe comercial seja pega de surpresa. Esse passo permite melhor entendimento e adequações precisas nas projeções de vendas, possibilitando o alcance de todas as metas da empresa.
Por que investir em integração e revisão das projeções?
Ao investir em tecnologia para a integração dos seus meios de pagamento com uma plataforma digital, você consegue ter o registro histórico das vendas, além de muitas outras informações sobre produtos, valores, sazonalidade e demais aspectos importantes para uma projeção mais adequada.
A revisão periódica também contribui para manter as expectativas conforme a realidade enfrentada pela empresa. Mesmo que dados anteriores ofereçam uma ótima referência, outros fatores, como economia local, nível de emprego e expectativas do consumidor, podem interferir no volume de vendas.
Isso faz com que a empresa consiga se adaptar aos desafios do mercado com agilidade, tornando-a mais resiliente diante de aumentos na concorrência ou mudanças nas demandas do público.
Tais cuidados ajudam a criar uma projeção de vendas realista, clara e capaz de motivar a equipe. Por fim, não deixe de investir em conhecimentos que melhoram sua capacidade de gestão e contribuem para conduzir seu negócio de forma estratégica. Afinal, no longo prazo, apenas as empresas mais organizadas conseguem se manter lucrativas.
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