A enorme quantidade de informação a que nos expomos, graças à tecnologia e aos novos hábitos de consumo, faz com que as empresas lutem em uma floresta densa, cheia de opções de produtos e serviços. É por isso que o fortalecimento de marca importa.
Você precisa cuidar da marca como se estivesse em uma selva. Só vence quem se preparou o suficiente. Uma quantidade grande de marcas acredita oferecer uma experiência superior ao público, mas essa percepção é incorreta. Só uma quantidade pequena o faz de fato.
O público é exigente e tem muitas dores, sentimentos e valores. Cuide de cada ponto de contato e entenda suas demandas. Não seja superficial. Nos próximos tópicos, você vai ver algumas dicas para concretizar isso.
1. Tenha uma boa história
Tenha um bom propósito por trás da marca. As pessoas precisam comprar essa história. Isso é o que as faz se sentirem orgulhosas. Também é o que dá origem à divulgação orgânica. Clientes convictos passam sua mensagem adiante.
A história da marca é uma narrativa que revela a missão da empresa. Ela traz emoções e cria confiança. Clientes que se emocionam têm mais chances de comprar seus produtos. Uma boa história articula um problema do cliente e dá uma solução atraente em troca.
Ainda, ela dá luz ao propósito da marca. Traz mais do que fatos: apela para a necessidade de conexão com o cliente. Por isso, precisa de:
- autenticidade;
- foco no cliente;
- simplicidade;
- consistência em vários canais;
- detalhes vívidos;
- compatibilidade com a voz e a personalidade da marca;
- estruturação.
2. Planeje com antecedência e crie uma estratégia
Planeje com antecedência suas estratégias de comunicação. Uma boa estratégia trabalha para:
- aumentar a reputação da marca;
- diferenciar-se de outras empresas;
- otimizar o tempo;
- dar retorno ao investimento;
- oferecer uma mensagem clara sobre a cultura da marca.
O fortalecimento de marca é uma missão universal. Deixe-o presente no ecossistema da empresa. Todo mundo que está envolvido no negócio precisa trabalhar por ele. Isso inclui direção, profissionais e até clientes. Baseie sua estratégia em um pilar sustentável.
Isso significa algo que dure, uma realidade a se disseminar. Use essa estratégia ao ofertar produtos ou serviços. É o que faz com que a proposta de valor seja verdadeira. A comunicação está presente aqui. Ela precisa explorar o diferencial com consistência e clareza.
3. Escolha um posicionamento que faça sentido
O posicionamento é a declaração que mostra a diferença da sua marca para as outras. Você pode fazer isso de várias formas. Por exemplo, com:
- o melhor preço;
- o melhor produto ou serviço;
- a conveniência;
- experiências memoráveis;
- serviços de valor agregado;
- facilidade de acesso.
Estude essa posição e veja se ela é viável. O posicionamento mostra o espaço do mercado que você quer ocupar, incluindo o contexto competitivo em que a marca está.
Ao defini-lo, é preciso considerar o mercado, a essência da marca e os atributos que você quer que ela tenha. Ele dá o tom do valor único que a empresa tem para o público. É uma estratégia de marca que também se reflete na proposta de valor.
4. Esqueça o caminho fácil
Todo mundo quer o caminho fácil, da divulgação rápida. Só que, sem direção, o marketing é um trabalho aleatório e inconsistente. Por isso, existe o trabalho que vem antes dele. É o fortalecimento de marca. Ele cria uma identidade com seus diferenciais.
Isso traz valor e protagonismo, indo além da simples competição por preço ou qualidade. Uma marca se conecta com uma cultura, que traduz um jeito de pensar. Todos esses elementos se entrelaçam ao ofertar produtos, serviços e possibilidades de investir.
É um jeito de fazer que desperta confiança no mercado. O fortalecimento de marca traz relevância, atrai pessoas e gera lucro. A chave é a consistência. Busque um diferencial muito além da qualidade. É assim que as mudanças não o deixarão para trás.
5. Não se sabote
Não poupe tempo. Crie o objetivo. Veja o caminho. Não há rotas curtas. Olhe o momento atual, com profundidade. Veja a situação do negócio. Defina a cultura. Não siga se não definir esses pontos. A marca é o grande ativo.
Veja o conteúdo e o contexto. Não se prenda ao nome ou ao logotipo. Hoje, o nível de atenção que as pessoas prestam em muitas coisas é baixo. Há muitos estímulos digitais competindo. Isso faz com que seu investimento em conquistá-las seja maior.
Por isso, é preciso mais do que um logotipo para persuadir as pessoas. O segredo para atraí-las é um conceito. Ele resulta de todas as experiências. É fruto de impressões, sentimentos e posições em relação à marca.
6. Comunique sua proposta
Uma marca forte tem:
- valor definido;
- posicionamento reconhecível;
- bons atributos de diferenciação;
- boa identidade visual;
- comunicação que deixa seu valor tangível.
A embalagem, a home do site e qualquer outra peça da marca precisam corresponder a essa proposta.
A marca não é o que você diz de si, mas o que os outros dizem de você. As pessoas sabem quando uma empresa não é honesta. Especialmente os funcionários. Afirmar ser algo que não condiz com a realidade dificilmente é um bom caminho.
A marca se liga à cultura. Ela começa da porta para dentro. Comunicar esses valores desperta nas pessoas o desejo de concretizá-los. Dê uma boa experiência ao público e pense nos detalhes. Mantenha-se consistente. Principalmente, valorize as pessoas.
A forma que você escolhe para expressar os valores da empresa é a diferença entre ser ignorado e criar um vínculo com o cliente. O fortalecimento de marca se dá na linguagem, na promessa e no design.
As ações ligadas à empresa e à sua identidade formam a equação que resulta no destaque que a marca terá no mercado. Esse fortalecimento é útil ao criar um negócio ou ao dar um “up” em um já existente.
A responsabilidade cruza o desejo de ganhar espaço no mercado e se transforma em uma busca por conquistar os corações dos stakeholders. Isso passa por profissionais, clientes, fornecedores, líderes, acionistas e imprensa. Se você quer ver mais materiais como este, siga a gente no Facebook e no Instagram!