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Como conseguir mais clientes? Confira 5 técnicas

Tema 3 Como conseguir mais clientes

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Entender como conseguir clientes é essencial para que a sua empresa possa crescer e alcançar sustentabilidade financeira. Porém, é preciso entender as melhores técnicas para adotar no negócio e garantir não só a atração de novos consumidores, mas também a manutenção dos que já compram do seu empreendimento.

Nesse sentido, é preciso implementar ações que diferenciem a sua marca dos outros concorrentes e garanta engajamento do público-alvo, criação de valor contínuo e um fluxo constante de novos compradores para a sua empresa.

Quer saber mais sobre como conseguir clientes? Então, continue a leitura e confira este conteúdo em mais detalhes!

Qual é a importância de atrair mais clientes?

Criar estratégias para atrair mais clientes para a sua empresa é fundamental para se destacar no mercado e reduzir os riscos de falência. Isso porque, a partir de ações estratégicas, é possível:

  • aumentar a receita — com mais clientes chegando para comprar de você, a receita da empresa aumenta, mantendo um fluxo de caixa saudável e possibilitando investimentos em expansão;
  • fortalecer a marca — ao ter um bom atendimento aliado com as ações de atração, consegue-se construir uma reputação forte no mercado, que funcionará como marketing;
  • oportunizar o crescimento — com dinheiro entrando no caixa e cada vez mais clientes, é preciso começar a pensar na expansão das operações.

Para aproveitar todas essas vantagens, torna-se necessário adotar práticas que, além de atrair novos clientes, garantam a manutenção e engajamento deles com a sua marca.

Como conseguir clientes?

Agora que você já sabe a importância de investir em boas ações para atrair novos consumidores e manter os atuais, que tal descobrir quais são as melhores dicas e técnicas para isso? Explicamos em mais detalhes cada uma delas, a seguir.

1. Participe de eventos

A participação em feiras e eventos as quais os potenciais clientes da sua empresa frequentam é uma ótima forma de apresentar e divulgar os produtos e serviços disponíveis. Essa opção é interessante por diversos motivos.

Por exemplo, os eventos representam uma excelente maneira de construir relacionamento com as pessoas, que, em geral, compram de quem confiam. Sem contar a possibilidade de encontrar novos fornecedores.

Além disso, você pode organizar eventos, sejam eles online ou presenciais, abordando assuntos e dores pelos quais o público-alvo da sua empresa tem interesse. Essa é uma forma de criar autoridade no seu nicho de mercado.

2. Tenha um bom atendimento

Um atendimento de qualidade também é essencial para garantir clientes chegando e se fidelizando à sua empresa. Para isso, é preciso fazer uma série de investimentos importantes.

O primeiro deles é no treinamento e na capacitação da sua equipe de vendas e de suporte. Esse cuidado assegura que os colaboradores sejam capazes de oferecer um atendimento gentil e que resolva o problema dos clientes.

Além disso, é preciso diversificar os canais oferecidos para que o consumidor contacte a sua empresa. Pode-se apostar em telefone, e-mail, chat online e até mesmo redes sociais. Lembre-se ainda de solicitar feedbacks e implementar melhorias com base neles.

3. Fortaleça a imagem da marca

Um bom suporte e eventos organizados já ajudam a melhorar a reputação da marca junto aos clientes. Mas existem outras ações que podem ser facilmente aplicadas para assegurar uma imagem ainda mais potente.

Apesar de muitas vezes não parecer tão importante, ter coerência na identidade visual, mantendo-a consistente em todos os pontos de contato, garante mais segurança aos clientes. Por isso, invista na contratação de um design para desenvolver logo, cores e outros aspectos relevantes dessa área.

Além disso, conte histórias sobre a sua marca, deixando claro quais são os valores defendidos e a missão que a empresa pretende atingir. Esse passo é essencial para criar uma conexão emocional e aproximar as pessoas da sua marca.

4. Gere valor continuamente

Gerar valor para os consumidores é um dos pontos mais importantes para manter a sua empresa sustentável financeiramente. Nesse sentido, é preciso ter atenção a diversos pontos, como tendência do mercado e inovações.

Por isso, crie uma cultura inovadora, que busca melhorar continuamente os produtos e serviços oferecidos. Agregue funcionalidades, pense em maneiras de melhorar a qualidade e outros pontos que gerem valor.

Além disso, criar conteúdos educativos em redes sociais e outros canais para melhorar a experiência de consumo também é uma alternativa relativamente barata e que pode ajudar na atração de clientes.

5. Use o marketing digital

Por fim, também vale investir em ações de marketing digital, já que o alcance do meio online é cada vez maior. Vale construir um site otimizado para os mecanismos de busca e criar conteúdos de valor para atrair clientes por meio do Google.

Além disso, as redes sociais são um ótimo canal de aquisição de clientes. Segundo dados, o Brasil é o terceiro país com mais usuários nessas mídias, o que demonstra todo o potencial que pode ser explorado por meio de conteúdos orgânicos e anúncios patrocinados.

Falando em publicidade online, plataformas como Google Ads, para colocar sua empresa no topo desse buscador, e Facebook Ads, para chamar a atenção da audiência, são ótimas alternativas para atrair mais clientes.

Como fidelizar os clientes?

Além de investir nas dicas que ajudam a entender como conseguir clientes, vale adotar as seguintes práticas para mantê-los comprando da sua empresa:

  • faça personalizações conforme pesquisa, cerca de 71% dos consumidores esperam ter interações personalizadas, sendo essa uma prática necessária para a fidelização;
  • crie programas de fidelidade — esse tipo de ação valoriza os clientes que já compram da sua empresa, ajudando na manutenção deles;
  • invista no pós-venda — inclua um acompanhamento próximo após a venda nas suas estratégias para evitar frustrações e resolver problemas rapidamente;
  • exceda expectativas — ofereça experiências inesperadas, como brindes, presentes no aniversário e agradecimento.

Ao entender como conseguir clientes, sua empresa tem condições de se diferenciar dos concorrentes e aproveitar diversos benefícios. Por isso, não deixe de aplicar cada uma das dicas que você viu ao longo deste texto para atrair mais consumidores e alcançar sucesso econômico em seu negócio.

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