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Veja como destacar o seu negócio com a ajuda da Granito

como destacar o negócio

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Para alguns empreendedores, saber como destacar o negócio envolve a abertura de uma nova filial ou uma mudança brusca nas vendas. Mas esse é só um dos traços do crescimento. Às vezes, ações mais simples trazem um resultado tão bom quanto esses a longo prazo.

Nem sempre é preciso um orçamento grande para isso. As startups, por exemplo, mostram ser possível crescer e ser viável, mesmo com pouco capital. O atalho se torna a busca por soluções criativas, um caminho para driblar as dificuldades dos pequenos orçamentos.

Mas, para isso, você vai precisar fazer a empresa sob demanda, conhecendo bem o cliente. Com a ajuda de Ruy Constantino Barbella, gerente comercial da Granito, vamos dar dicas de como destacar o negócio e conseguir bons resultados. Boa leitura!

Por que é importante saber como destacar o negócio no mercado? 

As empresas existem para criar ou extrair valor econômico. São originadas pelos empreendedores, pessoas que investem assumindo a maioria dos riscos, mas colhendo também a maioria dos frutos.

Geralmente, o caminho começa em pequenos negócios, com menos funcionários e receita, do que empresas de médio ou grande porte. A necessidade de saber como destacar o negócio aparece porque um número alto de empresas fecha as portas nos primeiros anos. 

Isso se deve a fatores como falta de financiamento, crises econômicas, políticas do governo, pouca demanda no mercado e decisões ruins. Assim, destacar o negócio torna-se uma forma de sobrevivência.

Como destacar o negócio?

Alguns empreendedores sentem que o caminho para o negócio crescer é escalar sua ideia. Outros procuram insistir em vender mais para o mesmo público antes de uma expansão formal em novas filiais. Mas existem várias pequenas ações que podem fazer a diferença. Confira algumas nos próximos tópicos.

Desenvolva o cliente 

É mais fácil destacar o negócio quando você sabe exatamente o que o público espera do seu produto. Ainda que a marca esteja dando os primeiros passos no mercado, vale realizar uma pesquisa informal para saber como o público enxerga a marca e os produtos.

Um bom crescimento orgânico tem o cliente como centro. O mais importante é conhecer o público, para depois escalar o negócio. Em alguns casos, as marcas falham não devido à sua solução, mas por não ter consumidores dispostos a pagar por ela.

Essa comunicação é definida no chamado “branding”, o estudo de como uma marca é percebida no mercado. Geralmente, há um planejamento de como a empresa deve ser reconhecida para atingir seus objetivos.

Leve o negócio a todos os lugares

Trocar cartões e ir a eventos são atitudes essenciais, mas nem sempre só isso resolve. Por isso, o ideal é levar o negócio para todos os lugares. Isso vale até quando não parece fazer sentido.

Se você pratica um esporte, por exemplo, pode falar da empresa para seus colegas. Se tem filhos pequenos, pode espalhar o negócio para os pais de amigos da criança. O contato despropositado pode ser surpreendente e trazer frutos para o networking da marca.

Vale sempre aumentar o ciclo e passar por vários nichos e grupos. O networking envolve o compartilhamento de informações, a ampliação dos relacionamentos e a troca de benefícios. Foi promovido na segunda metade do século XX e é um meio de crescimento para pessoas e empresas.

Não deixe as parcerias de lado 

O termo “parceria” perdeu um pouco do sentido original no mundo dos negócios. Mas, quando feita de forma séria, pode ser útil para dar um up nas vendas da empresa. Para dar certo, a parceria tem que aumentar o escopo do seu negócio. Um exemplo é um parceiro que faz uma parte do produto não feita por você. 

Algumas pequenas empresas fazem parceria até entre rivais. A razão é conseguir fazer compras em conjunto, derrubar os preços e enfrentar os grandes grupos empresariais. Exemplo disso é a criação de centrais de pequenas empresas e a negociação em conjunto. Esse é um caminho contraintuitivo que pode ser lucrativo e garantir a manutenção no mercado.

Diversifique as formas de pagamento 

Ruy revela a importância da diversificação de pagamentos: “diversificar as formas de pagamento, como, por exemplo, o link de pagamento ou a venda digitada, ajuda a fomentar um incremento de uma fatia de negócios que possivelmente não ocorreria pelos métodos convencionais de compra presencial”.

O pagamento facilitado é útil para atender à crescente demanda por flexibilidade. Isso também conta no ambiente online, em que há um perfil diverso de público. Aqui, vale ter em mente que o perfil de compra varia em função de vários fatores.

Um público mais jovem, por exemplo, é naturalmente mais ambientado à tecnologia e pode preferir as formas mais modernas. Com a diminuição da circulação do dinheiro físico, as máquinas de pagamento podem ser uma boa forma de diversificar.

Repare no atendimento

Colocar o cliente no centro e manter um atendimento de qualidade é uma das prioridades para destacar o negócio. Ruy explica: “tudo existe porque o cliente existe, então o foco deve ser sempre atendimento, atenção e prioridade aos nossos clientes.”

O gerente comercial ainda complementa que “desta forma, o boca a boca nos eleva a um patamar superior frente aos nossos concorrentes”. Ele conta que é importante ter rapidez, ser prestativo em ajudar e manter a empatia frente às demandas do público. Horários e aparência precisam estar em ordem. 

Segundo Ruy, é fundamental: “ser disciplinado com horários e rotas de visitas, manter contato com seus clientes de carteira, mostrando estar sempre solícito e pronto a ajudar, manter boa aparência, estar sempre ok com uniforme da empresa e demais adereços bem apresentados. Primeiro, o cliente compra você para depois comprar seu produto.”

Como a Granito pode ajudar você?

A Granito tem entre seus diferenciais o suporte ao cliente e a excelência no atendimento. As soluções não são oferecidas por outras empresas. “Algumas soluções da Granito são exclusivas, por exemplo: taxas ao portador, em que é cobrado apenas do portador as taxas, e não também do estabelecimento comercial, como nos concorrentes”.

Ruy resume as razões pelas quais optar pela Granito: “atendimento regional e presencial a um preço justo, com qualidade nos serviços prestados. 0800 disponível 24 horas e Pix não taxado […] para que o estabelecimento comercial tenha bom atendimento, taxas competitivas e qualidade nos serviços prestados”.

Saber como destacar o negócio é uma forma de garantir sua permanência no mercado e de manter a empresa em pé, mesmo diante dos riscos típicos do empreendedorismo. Aqui, ideias como desenvolver o cliente, espalhar o negócio por círculos sociais, manter boas parcerias e cuidar do atendimento fazem diferença.

Se você quer um parceiro para ajudar os pagamentos da sua empresa, a Granito pode oferecer diversificação e facilidades. A empresa usa tecnologia própria e dá suporte às formas mais modernas do mercado para pagar compras.

Os modelos das máquinas de pagamento vão para todos os gostos. Há desde máquinas POS simples, até as “smart” que funcionam com sistema Android. O que acha de mudar de vez os pagamentos da sua empresa? Então, seja um parceiro Granito e cresça junto conosco!

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