Fazer um MEI ser produtivo e crescer não é uma tarefa fácil, independente do seu segmento, pois exige tempo, uma boa gestão e um relacionamento duradouro com os clientes. Em meio a tantas outras opções disponíveis no mercado, criar nos clientes a percepção de valor correta do seu negócio não é mais que necessário, e pode transformá-lo em referência. Isso significa que agir de forma estratégica pode fazer com que os clientes lembrem do seu negócio em momentos de necessidade, mesmo conhecendo seu concorrentes. Então, se você quer que seu empreendimento esteja sempre presente na mente das pessoas, confira essas 5 dicas extremamente valiosas que ajudarão seu negócio a ser lembrado:
1 – Faça SEMPRE mais
Oferecer um atendimento de qualidade é primário, mas entregar mais do que as pessoas esperam com certeza pode garantir ao seu negócio uma parcela de participação muito grande na memória das pessoas. Portanto, independente do segmento da sua empresa, é interessante pensar em promoções, campanhas ou brindes que ajudem a fidelizar o seu cliente. Coisas pequenas podem fazer grande diferença na experiência de compra de cada consumidor. Mas claro, é necessário planejar tudo antes para que as finanças do seu negócio não sejam afetadas.
2 – Comunicação: seu negócio precisa ser visto
Antes de ser lembrado, seu negócio precisa ser visto. Tanto o meio offline (outdoors, placas, panfletos e etc) quanto o meio digital são ferramentas extremamente poderosas para fazer seu negócio ser conhecido, e muitas vezes são o primeiro ponto de contato das pessoas com ele. Mas simplesmente ter um perfil ativo nas redes sociais ou colar cartazes pela cidade não é suficiente: é necessário pensar como seu público-alvo pensa, para estruturar mensagens que façam sentido e sejam atrativas, a ponto de criar nas pessoas o desejo pelo seu produto ou serviço. Foque em avaliar quais são as necessidades dos seus possíveis clientes, saiba quais delas seus serviços podem satisfazer e planeje uma mensagem que além de comunicar o nome do seu negócio, mostre que ele também pode ajudar na solução dos seus problemas. Portanto, INVISTA em comunicação, seja ela simples e orgânica ou até mesmo paga (anúncios), use provas sociais como depoimentos de pessoas que já conhecem seus serviços ou produtos e mostre que o que seu negócio oferece é realmente efetivo.
3 – Feedbacks: Ouça o que o cliente tem a dizer
Não há ninguém melhor que o próprio consumidor para dizer o que pode ser melhorado para melhor atendê-lo. E muitas empresas – de micro às grande porte – pecam nisso, pois constroem diversas estratégias que no fim não são efetivas, já que não atenderam às necessidades de quem deveria ser prioridade: o cliente. Questionários e enquetes são formas muito simples de colocar isso em prática e podem acontecer tanto presencialmente quanto pelo meio digital. Entendendo quais pontos podem ser melhorados você pode usar isso a favor do seu negócio, para se destacar fazendo o que os concorrentes têm deixado de fazer. Isso com certeza dará ao cliente a sensação de que seus serviços e produtos têm mais valor agregado.
4 – Parcerias: unir negócios pode ser muito útil
Ganhar reforços em meio à constante competição do mercado pode ser MUITO útil para alavancar seu negócio e criar ferramentas que podem ser usadas a seu favor. É muito comum que empresas – principalmente MEI’s – se unam, a fim de aumentar sua rede de contatos, realizar compras conjuntas, trocar serviços em forma de permutas e até mesmo indicar e ganhar indicações de clientes. Supondo que você firme uma parceria com um empreendedor de autoridade, que atue em um ramo que tenha ligação direta com o seu, e ele indique seus serviços aos clientes dele. Sua empresa ganha mais visibilidade, mais clientes e mais possibilidades de gerar mais receita. Da mesma forma, você também indica os serviços dele e seus clientes recorrem a ele futuramente. Como é possível perceber, esse é um tipo de ação ganha-ganha, pois ambos os negócios são beneficiados.
5 – Pós-venda: momento chave para fidelizar
Muitos empreendedores perdem a chance de reter clientes porque ignoram o processo de pós-vendas. Surpreender o cliente após adquirir seu serviço ou produto ajuda o seu negócio a ser referência para o consumidor. Acompanhar o cliente após o momento da compra faz com que ele se sinta seguro e confie em suas soluções. Além disso, futuramente, mesmo em meio a tantas opções, seu negócio é lembrado pela atenção e suporte oferecidos. A hora do pagamento é sempre crítica. É o momento menos agradável de qualquer compra, por isso merece uma atenção especial. O processo deve ser rápido e eficaz. Com as maquininhas Granito você garante um processo automatizado, rápido e eficaz. Além de reduzir quase à zero a possibilidade de erros, que podem trazer muita dor de cabeça depois. Conheça essa e várias outras soluções Granito que podem ajudar você, como MEI, a crescer: https://granito.intest.com.br/solucoes/]]>