Empreender no Brasil pode ser algo tão desafiador quanto prazeroso, tendo em vista que temos um mercado bastante burocrático e competitivo na maioria dos segmentos, mas também repleto de boas oportunidades para quem conta com um bom diferencial. Por isso, preparamos esse conteúdo mostrando como se tornar um empreendedor de sucesso.
Por meio de algumas dicas simples e atitudes pontuais, vamos mostrar alguns passos que podem fazer com que você domine melhor o seu negócio e possa não apenas atrair, como também fidelizar o público que consumirá seu produto ou serviço. Continue a leitura e descubra como fazer isso.
A relevância de ser um empreendedor no contexto atual
O mundo vive um dos momentos mais desafiadores dos tempos modernos e a recente pandemia de coronavírus mudou não apenas hábitos do cotidiano, mas também a forma pela qual as pessoas consomem. Com isso, muitos empregos sumiram, cargos mudaram e a relevância de ser um empreendedor no contexto atual aumentou bastante.
Em uma conjuntura tão peculiar, o empreendedorismo pode se dar por uma necessidade ou a visão de uma oportunidade de fazer com que um diferencial que você pode oferecer para o cliente seja, justamente, a chave do seu sucesso. Entretanto, para isso, é muito importante seguir algumas etapas e fases, até para a estruturação do negócio.
Algumas dicas para ser um empreendedor de sucesso
Agora que você já entendeu um pouco melhor a relevância de ser um empreendedor no contexto atual, vamos dar algumas dicas simples, porém altamente eficazes, para que você consiga ter o sucesso que espera, mesmo que esteja em mercados competitivos. Veja abaixo quais são elas.
Entre em um segmento em ascensão
Entrar em um segmento em ascensão é algo que pode oferecer mais oportunidades, mas você deve ser seletivo na hora de escolher. Nas palavras de Rodrigo Teixeira, CEO da Granito, é crucial “empreender em um setor onde você sabe que pode gerar um diferencial e tenha um problema que você consegue resolver melhor do que as ofertas que estão no mercado”.
Sendo assim, mais do que focar em áreas em franco crescimento, você deve buscar aquelas nas quais a alta demanda vem de encontro ao que você tem de melhor para oferecer e gerar mais valor do que os seus concorrentes. A ação empreendedora de sucesso, em linhas gerais, vem de pessoas que conseguem combinar esses pontos.
Aprenda a ouvir os seus clientes
Não dá para ser um empreendedor de sucesso sem ouvir os seus clientes, não é verdade? Eles são a razão de qualquer empresa existir e, quando têm suas necessidades, anseios, expectativas, demandas e problemas resolvidos, passam a se tornar não apenas meros consumidores, mas verdadeiros parceiros e até promotores da marca.
O que a clientela precisa deve ser suprido pelos seus serviços ou produtos, o que obriga quem quer empreender com êxito a ficar de olho nas novidades e possibilidades que estão surgindo no seu setor. Lembre-se que as opiniões pessoais e a mobilização online pode construir ou destruir a reputação de uma empresa.
Veja o marketing como um investimento
Muitas pessoas ainda caem no erro de considerar as ações de marketing como uma despesa para o seu negócio, mas o fato é que se trata de um investimento importante e crucial para a sobrevivência. Felizmente, nos dias de hoje, com o advento da internet e a popularização das redes sociais , existem formas bem mais em conta de fazer isso.
Rodrigo Teixeira, CEO da Granito, afirma que “o empreendedor de sucesso é aquele que realmente acredita no que está fazendo e acredita no propósito que tem”. O marketing, portanto, tem a função de fazer com que o seu público-alvo também entenda esse valor e se torne, naturalmente, consumidor do seu produto ou serviço.
Desenvolva um bom plano de negócios
Também não é aconselhável se arriscar em nenhum segmento do mercado sem antes desenvolver um bom plano de negócios. Afinal, como disse Rodrigo Teixeira, CEO da Granito, “experiência no setor e planejamento são essenciais antes de empreender”. Sendo assim, valorize a elaboração desse item, que delineará os seus próximos passos.
O plano de negócios é um documento, que deve considerar suas principais metas, quem são seus concorrentes, quais serão seus gastos iniciais, quais os recursos disponíveis e os objetivos em curto, médio e longo prazos, por exemplo. De tempos em tempos, é necessário reavaliar os rumos e fazer atualizações, realizando ajustes a partir do que está ou não funcionando.
Não abra mão de um bom networking
Os relacionamentos que você tem são um bom indicador do nível de sucesso que você terá na vida, tanto em termos pessoais quanto profissionais, não é mesmo? Por isso mesmo, não é nada espantoso que os empreendedores que conseguem os melhores resultados, via de regra, são aqueles que conseguem um excelente networking.
Você deve criar uma rede com pessoas que possam ter as ideias e contatos que você precisa e isso pode ser feito das mais diversas formas. Você pode agendar reuniões com um parceiro de negócio, pedir indicações para conhecidos sobre outros empresários do seu ramo ou até mesmo fazer isso em situações cotidianas. Converse com todos que puder, sem medo.
Adote soluções financeiras eficientes
Se você está pensando em empreender, ter algum conhecimento financeiro é muito importante não apenas para investir, mas também para evitar prejuízos e garantir um fluxo de caixa saudável. Mais do que isso, você deve contar com soluções financeiras para o seu negócio, pois quem não faz isso abre espaço para a concorrência.
O recebimento por meio de transações eletrônicas, por exemplo, é crucial em um momento tão competitivo como hoje. Por isso, você não pode deixar de conhecer a nossa solução. Rodrigo Teixeira, CEO da Granito, afirma que “a gente fornece um meio de pagamento confiável e dá um atendimento próximo, disponível e de qualidade”.
Gostou de aprender como se tornar um empreendedor de sucesso? Quer contar com uma solução de recebimento por meio de transações eletrônicas, com soluções customizadas e atendimento completo? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!