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Vendas sazonais: 4 estratégias para aproveitar esses períodos

Atualizado Tema 2 Vendas Sazonais

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Entender o que são as vendas sazonais e como elas podem ajudar sua empresa é a melhor forma de aproveitar períodos curtos para vender mais. Quando o verão chega, o preço do ar condicionado dispara. Isso acontece porque as empresas que produzem esse item conhecem o poder da sazonalidade para vender mais.

Assim como essas organizações, sua marca também pode aproveitar os momentos de alta demanda para esvaziar o estoque. Se você quer saber mais sobre o que são as vendas sazonais e como criar um calendário para facilitar sua programação, continue a leitura e confira nosso post!

O que são vendas sazonais?

As vendas sazonais são aquelas que dependem de um período do ano ou de condições climáticas específicas. Quando está muito quente, a demanda por sorvete aumenta, fazendo do verão um período sazonal para quem trabalha com esse tipo de produto.

Já uma loja de roupas produzidas com lã pode aproveitar as épocas de frio para ampliar suas margens de lucro e, ainda, vender mais. Conhecer a sazonalidade da sua empresa permite criar uma programação adequada de estoques e de promoções para atrair ainda mais clientes.

Como descobrir a venda sazonal do seu negócio?

Apesar de a mudança de estação ser o exemplo mais simples da sazonalidade, ela existe em todas as áreas de atuação. Caso você ainda não tenha identificado qual é a da sua marca, é possível fazer uma avaliação cuidadosa para descobrir.

Para entender quando acontece a sazonalidade da sua empresa, é preciso identificar no seu registro de vendas quais foram os períodos de pico e as condições ligadas ao pico de vendas — condição do clima, período festivo, calendário escolar etc. 

Na Inter Pag, por exemplo, você consegue ter acesso a todas as informações sobre a Gestão de Vendas por meio do portal e app do cliente. Assim, basta verificar o quanto durou esse período e as condições que favoreceram o aumento nas vendas. Esse tipo de informação permite criar uma programação para o ano seguinte e excelentes campanhas de marketing.

Como aproveitar a sazonalidade para vender mais?

Entender como aproveitar a sazonalidade para vender mais na empresa vai ajudar a ter mais tranquilidade financeira e garantir uma gestão empresarial mais eficiente. Por isso, listamos 5 dicas que vão potencializar as receitas em datas sazonais. Confira!

1. Utilize os dados

O primeiro passo para aproveitar a sazonalidade a favor de sua empresa é utilizar os dados na hora de fazer o planejamento. Ao observar o histórico de vendas, por exemplo, você visualiza as épocas do ano que tiveram maior demanda em seu negócio.

Esse cenário permite preparar a empresa e fazer uma divulgação adequada para garantir uma receita ainda maior do que anos anteriores. Além disso, vale analisar o comportamento do consumidor em busca de tendências.

As preferências deles costumam mudar, e essas alterações geram épocas de alta ou baixa procura. Ao entender esse fator, fica mais fácil preparar-se para enfrentar períodos de crise e vender ainda mais em períodos bons.

Por fim, lembre-se sempre de analisar a concorrência em busca de formas de se diferenciar e se destacar. A partir disso, fica mais fácil chamar a atenção do consumidor e alcançar bom faturamento e lucratividade.

2. Pense em ofertas para cada época

Existem diversas datas que geram aumento da demanda e que, consequentemente, precisam ser pensadas pela sua empresa. Entre elas, estão as datas comemorativas, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados.

Para vender muito nesses períodos, é válido oferecer produtos e serviços adequados, além de caprichar na hora de montar combos, promoções especiais e descontos. Por exemplo, no Dia dos Namorados, você pode oferecer um desconto para casais e até mesmo realizar sorteios nas redes.

Essas ações servem para chamar a atenção dos consumidores e aumentar o movimento em seu estabelecimento. Por isso, vale a pena pensar em soluções que mantenham os lucros do negócio e gerem um bom faturamento.

3. Prepare a sua empresa para a alta demanda

Com o aumento da demanda, também surge a necessidade de um planejamento mais robusto para atender todos os consumidores e não os decepcionar. Para isso, é preciso pensar em diversos setores da empresa.

O primeiro deles é o estoque. Deve-se elaborar um plano adequado para assegurar que o negócio tenha produtos o suficiente para oferecer aos clientes. Porém, é imperativo cuidar com excesso. Contar com os dados mencionados no primeiro tópico tende a ajudar.

Além disso, pense no atendimento que será oferecido. Pode ser necessário contratar novos funcionários, investir em softwares e até mesmo aumentar o número de máquinas de pagamento para dar conta da alta demanda.

4. Invista em relacionamento com o cliente

Criar ações para melhorar o relacionamento com o cliente permite que você aproveite as datas sazonais para fidelizar os novos compradores. Por isso, esse passo é tão importante para alcançar sucesso em sua loja.

Uma boa estratégia é criar programas de fidelidade e divulgar nos momentos de alta demanda. Você pode oferecer cashbacks, descontos em compras futuras e até ofertas especiais para quem se tornar um cliente fiel.

Além disso, solicitar feedbacks e demonstrar que a opinião dos consumidores é importante também ajuda na hora de construir um bom relacionamento. Porém, não se esqueça de aplicar as sugestões que fizerem sentido.

Quais são os passos para criar um calendário de vendas sazonais?

Há vários passos importantes na hora de criar um calendário de vendas sazonais. O primeiro deles é observar os dados e as datas comemorativas, pois elas geram alto movimento e demandam planejamento.

Além disso, organize as atividades que serão feitas em cada uma dessas datas, pensando em promoções temáticas, ações de marketing e até mesmo indicadores para avaliar os resultados.

Ao implementar esse calendário de vendas sazonais e com as dicas que apresentamos ao longo do texto, as chances de obter sucesso e aproveitar a alta demanda para vender mais são grandes. Vale ainda utilizar bons meios de pagamento para facilitar a vida dos clientes e garantir maior fidelização.

Quer saber mais sobre como a Inter Pag pode ajudar? Então, entenda por que usar a máquina Inter Pag vale a pena!

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