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Faturamento bruto: o que é e como calcular

Tema 13 Faturamento Bruto

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O faturamento bruto é um indicador financeiro relevante para empresas de todos os tamanhos. Ele representa o overall de receitas da empresa em um determinado período, antes de quaisquer deduções ou descontos.

Portanto, é a soma de todas as vendas feitas pela organização, sem levar em conta impostos, devoluções, abatimentos ou outras despesas. Esse valor é necessário para compreender o desempenho geral do negócio e planejar estratégias de crescimento.

Saiba mais a respeito do assunto. Veja como fazer o cálculo desse indicador e qual é a sua importância para toda empresa.

Qual é a importância do faturamento bruto?

A importância do faturamento bruto se revela de diferentes maneiras. Vamos apresentar os principais pontos que destacam a relevância dele:

  • indicador de desempenho: ele permite medir o desempenho das vendas, fornecendo uma visão clara de quanto dinheiro entrou no caixa a partir das atividades comerciais;
  • base de cálculo para impostos: o faturamento bruto serve como base de cálculo para os impostos que a empresa paga ao governo; a depender do valor faturado anualmente pela organização e do regime tributário escolhido, diferentes alíquotas e regras de tributação podem incidir;
  • saúde financeira: é um dos principais indicadores financeiros para medir o sucesso de uma empresa e avaliar seu desempenho mensalmente;
  • análise do mercado: ele também oferece informações importantes para análises de mercado, o que possibilita à empresa avaliar sua posição em relação aos concorrentes e adaptar suas estratégias de vendas.

O que considerar para calcular o faturamento bruto?

Antes de mostrarmos a fórmula do faturamento bruto, vamos conferir todos os elementos que devem ser considerados para o cálculo dele:

  • identifique todas as receitas brutas: liste todas as receitas obtidas pela empresa por meio da prestação de serviços ou da venda de mercadorias. Isso inclui o valor total, sem dedução de qualquer despesa ou custo associado;
  • inclua todas as fontes de receitas: adicione todas as formas de receitas provenientes dos serviços prestados (honorários, taxas de consultoria, valores de contratos de serviço) ou das vendas efetivadas;
  • não deduza custos: ao contrário do lucro líquido, no cálculo do faturamento bruto, não se deduzem os custos operacionais, despesas ou impostos. O faturamento bruto reflete a receita antes de qualquer subtração;
  • considere parcelamentos: inclua no cálculo o valor de cada serviço prestado/mercadoria vendida, mesmo que o pagamento seja feito parcelado;
  • calcule o total: some todos os valores das receitas brutas de serviços/vendas para obter o faturamento bruto normal da empresa em um determinado período, como mês, trimestre ou ano.

Como calcular o faturamento bruto da empresa?

Para calcular corretamente o faturamento bruto de sua empresa, existe uma fórmula simples: faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida.

Assim, considere o exemplo. Uma loja vendeu, em um mês, 50 camisetas a R$ 40,00 cada, 45 bermudas a R$ 50,00 cada, 30 calças jeans a R$ 130,00 cada e 20 camisas polo a R$ 70,00 cada. Qual foi o faturamento bruto dessa empresa no mês analisado? Devemos usar a fórmula:

  • faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida;
  • faturamento bruto = (30 x 40) + (45 x 50) + (30 x 130) + (70 x 20);
  • faturamento bruto = 1.200 + 2.250 + 3.900 + 1.400;
  • faturamento bruto = R$ 8.750,00.

Calculando o faturamento bruto de serviços

No caso de uma empresa que presta serviços, o procedimento é semelhante, ou seja, é usada a mesma fórmula de faturamento bruto. Veja um passo a passo:

  • identifique o preço dos serviços: determine o preço unitário de cada serviço que sua empresa oferece;
  • quantidade de serviços prestados: levante dados sobre a quantidade de cada tipo de serviço prestado dentro de um determinado período;
  • calcule o faturamento bruto: multiplique o preço unitário de cada serviço pela quantidade correspondente prestada no período analisado — a soma desses produtos fornecerá o faturamento bruto total.

Considere que uma empresa oferece três tipos de serviços, com os seguintes preços unitários e quantidades prestadas em um mês:

  • serviço A: preço unitário de R$100, com 40 prestações no mês;
  • serviço B: preço unitário de R$150, com 30 prestações naquele mês;
  • serviço C: preço unitário de R$250, com 30 prestações no mês.

O cálculo do faturamento bruto é: (preço unitário A x quantidade de A) + (preço unitário B x quantidade de B) + (preço unitário C x quantidade de C):

  • faturamento bruto = (100 x 40) + (150 x 30) + (250 x 30) =
  • faturamento bruto = 4.000 + 4.500 + 7.500;
  • faturamento bruto = R$ 16.000,00.

Como aumentar o faturamento bruto?

Para aumentar o faturamento bruto, a empresa pode aplicar diferentes estratégias. Veja algumas orientações para alcançar esse objetivo:

  • aumente o volume de vendas: invista em estratégias de marketing e promoções ou amplie as linhas de produtos e serviços para chamar a atenção de mais clientes, aumentando as vendas;
  • aumente os preços: avalie a possibilidade de aumentar os preços dos produtos ou serviços, desde que exista uma justificativa sólida para os clientes aceitarem o reajuste;
  • aplique as técnicas de cross-selling e up-selling: implemente técnicas de venda cruzada (cross-promoting) e venda adicional (up-promoting) para aumentar o valor médio das transações feitas pelos clientes;
  • melhore a qualidade do atendimento ao cliente: oferecer um atendimento de qualidade elevada ao cliente pode levar a maiores vendas, satisfação e repetição de compras;
  • diversifique o portfólio: introduza novos produtos ou serviços que complementem ou ampliem sua linha atual, atraindo outros clientes e aumentando suas oportunidades de vendas;
  • otimização de processos: identifique e corrija ineficiências operacionais que podem impactar negativamente a capacidade da empresa de atender à demanda do cliente;
  • expansão de mercado: explore novos mercados geográficos ou segmentos de clientes para aumentar a base de clientes potenciais;
  • fidelização de clientes: implemente programas de fidelidade ou recompensas para estimular a repetição de compras e manter os clientes engajados.

Você viu como o faturamento bruto é um indicador importante para qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, seja de comércio ou de prestação de serviços. Também conheceu a fórmula básica usada para chegar ao total.

Depois de entender o que é faturamento bruto, continue conosco e saiba mais sobre o conceito de lucro, que é tão apreciado pelos empreendedores. Veja quais são as diferenças entre lucro e faturamento!

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