Nem sempre dá para coincidir a agenda de descanso dos pais com as férias escolares dos filhos. Por isso, é preciso encontrar opções de diversão para as crianças ou os adolescentes. Essa demanda é o que traz um aquecimento nos negócios.
O tempo livre faz com que a procura por atividades de lazer cresça. Algumas marcas exploram essa sazonalidade. Datas comemorativas, por exemplo, também são oportunidades. Aqui, vale conhecer o comportamento do consumidor. Pense em opções de entretenimento ou diversão.
Só que isso exige uma atenção às estratégias da loja. Dá para pensar no que a marca pode oferecer seguindo a lógica do seu próprio segmento. É o caso de campanhas de marketing temáticas ou promoções sazonais. Você já vai entender como isso funciona.
Como aproveitar o período de férias escolares para aumentar as vendas no varejo?
Datas comemorativas, férias escolares e festas de fim de ano são oportunidades para incrementar o faturamento. A demanda por serviços de entretenimento cresce, e a criatividade de quem empreende faz diferença.
Dá para vender mais e faturar bem com uma estratégia pensada em repor estoque e liberar eventos de grande porte. As datas comemorativas têm força diferente em vários segmentos. Se o Dia das Crianças sobe a demanda por brinquedos e vestuário, as férias escolares abrem espaço no varejo e no setor de eventos.
Aqui, o planejamento conta para considerar as datas sazonais que mais fazem sentido para seu segmento. Pense em ideias como:
- campanhas de marketing temáticas;
- descontos sazonais;
- eventos e experiências interativas;
- programas de fidelidade, para manter o público depois das férias escolares;
- explorar a interação digital.
No que é preciso prestar atenção?
Aquela ideia de que basta abrir uma loja em uma rua movimentada e tudo magicamente dará certo ficou para trás. Mesmo marcas bem localizadas precisam criar boas estratégias para atrair o público. Elas devem se adaptar às tendências que movem o varejo.
A participação do mundo digital é grande, assim como os novos modelos de pagamento. É o caso do Pix. Ele se consolidou e é a forma mais usada por muita gente. Isso faz com que diversificar o pagamento importe.
É preciso corresponder às várias preferências dos clientes, deixando alternativas como crédito e débito. Outros pontos para reparar incluem:
- gestão de estoque;
- tráfego online;
- manter uma boa reputação;
- investir em bons anúncios;
- montar um bom plano de negócio;
- estudar o acesso ao capital de giro.
Como transmitir confiança ao vender?
Saiba qual é o problema do cliente e veja como você pode resolvê-lo. Valorize o diferencial da sua entrega. Esses são os primeiros passos para dar um up na sua confiança. Seja um especialista no próprio produto.
Quanto mais você conhecê-lo, mais confiante estará ao apresentá-lo. Saiba como tudo funciona, desde a matéria-prima até a embalagem. Ouça também os clientes. Isso faz com que você saiba o que oferecer e não force uma venda que não faça sentido só para lucrar.
Um cliente satisfeito confia em você e nas suas indicações. Essa também é uma estratégia para fidelizá-lo. Seu produto é uma solução para ele. Saiba bem o que seu produto resolve e seja profissional ao ofertá-lo. O ideal é ter um catálogo de produtos e modelos para precificá-los e definir seus prazos.
Quais são os segmentos mais lucrativos durante as férias escolares?
Julho, dezembro e janeiro são alguns dos meses mais aguardados. É neles que acontecem as férias escolares. É o que cria folgas entre os semestres e as séries. Por isso, alguns segmentos ficam atrativos. É o caso de:
- turismo e viagens;
- brinquedos;
- entretenimento;
- material escolar;
- atividades extracurriculares, como aulas de idiomas, teatro e esportes;
- vestuário;
- calçados.
Essa é uma época em que as pessoas buscam ambientes descontraídos. O foco é se divertir e relaxar. Você pode ofertar doces, como balinhas e pirulitos, ou usar uma música agradável.
Aqui, há espaço para promoções e vantagens. É o caso dos pacotes de viagens e refeições ou descontos a partir de um número específico de compras. Garanta também um bom atendimento. Deixe uma boa impressão para esse público novo.
Como explorar a sazonalidade?
Datas comemorativas, como o Natal, são oportunidades para aproveitar a sazonalidade da época. Elas aquecem o comércio, mexem com o mercado e aumentam as contratações. Em algumas lojas, são as principais datas do ano. As vendas sobem de forma brusca, graças à busca por decorações e presentes.
Às vezes, a demanda supera a oferta. Isso faz com que seja preciso planejar o estoque. O destaque não é só no varejo. Os supermercados e o turismo também lucram.
O Natal, por exemplo, tem uma publicidade que enfatiza o significado social dos presentes. Aposte em estratégias como:
- ter um bom plano de logística;
- usar planos de fidelização;
- analisar o perfil dos clientes;
- projetar a partir dos anos anteriores;
- fazer uma boa decoração.
Como fazer com que as vendas sejam mais produtivas?
Uma boa atividade de vendas ajuda a manter o fluxo de caixa da empresa. Por isso, vale traçar estratégias para que ela funcione bem. A produtividade de vendas se reflete na forma que a marca alcança clientes a aumenta sua conversão.
Isso não se mede só no número de vendas. A retenção, a qualidade e a satisfação do público também fazem parte da conta. Às vezes, isso inclui um elemento de automatização. É o caso dos sistemas de gestão.
Entre as ideias para aumentar a sua produtividade para vender mais, podemos destacar:
- planejamento diário de vendas;
- criação de metas;
- gestão do fluxo de e-mails;
- lista de prioridades;
- investimento em qualificação e treinamento;
- uso de uma agenda para organizar os negócios;
- aposta em tecnologia de vendas.
As férias escolares trazem oportunidades no varejo. Elas incluem datas comemorativas, que aquecem o mercado. Há um grande potencial para quem sabe explorar oportunidades. Só que, independentemente do canal de venda, o ideal é investir no pagamento facilitado.
Cartões, carteiras digitais e Pix precisam de espaço na sua loja. O crédito ainda é um meio valioso de parcelamento, sendo o preferido em vários segmentos. Caso você venda por redes sociais, o link de pagamento segue sendo uma opção. Ele só exige que o cliente clique no link para que a compra aconteça.
Você também pode estudar a possibilidade de contar com parceiros de gestão. Eles ajudam a cuidar do seu negócio de forma simples. Se você quer receber mais dicas como essas, siga a Granito no Facebook e no Instagram!