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10 dicas para aumentar as vendas durante as festas de fim de ano

vendas durantes as festas de fim de ano

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O período que abrange as festas de fim de ano é um dos mais aguardados pelos comerciantes. Entre os meses de novembro e dezembro, as vendas aumentam significativamente. O consumidor está com mais dinheiro no bolso e as festividades estimulam as compras.

Para quem tem um pequeno negócio, essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. O aumento do faturamento nessa época traz fôlego financeiro para as empresas e pode solucionar problemas de caixa.

Algumas estratégias podem fazer toda a diferença nas suas estratégias de vendas de fim de ano. Neste artigo, apresentamos 10 dicas que vão te ajudar a faturar mais nesse período tão importante. Confira!

Como aumentar as vendas no período das festas de fim de ano?

Planejamento e organização são fundamentais para aproveitar ao máximo a sazonalidade trazida pelas festas de fim de ano. Acompanhe as nossas dicas e comece a se preparar para o seu maior período de vendas!

1. Entenda o seu público

O perfil do seu cliente deve sempre ser o ponto de partida das suas ações de vendas. Saber o que o público deseja facilita todos os processos, da formação dos estoques ao atendimento.

Procure entender a jornada do seu cliente e, principalmente, o que ele espera encontrar na sua loja neste fim de ano. Para fazer essa análise, é possível recorrer aos dados sobre as suas vendas do ano anterior ou mesmo no período mais recente.

Vale a pena, também, verificar pesquisas que entidades de classe dos lojistas e instituições econômicas publicam. Normalmente, nesses estudos estão reunidas projeções relacionadas aos artigos que tendem a ser mais demandados no período e até mesmo ao ticket médio das compras.

Lembre-se apenas de que pesquisas amplas refletem tendências gerais. Por isso, é essencial combinar esses dados com as características específicas dos seus clientes.

2. Planeje seu estoque

O estoque é sempre um ponto sensível para qualquer negócio. Se ele estiver excessivo, representa custos significativos para a empresa. Por outro lado, a falta de produtos resulta em um prejuízo ainda mais crítico: o da venda que deixou de ser realizada e que ainda frustrou a experiência do seu cliente.

A solução para esse impasse é o planejamento. Considerando as suas perspectivas de vendas e o perfil do seu cliente, comece a projetar o seu estoque e não demore muito a iniciar a negociação com fornecedores.

Estar preparado para o alto volume de vendas pode fazer toda a diferença no desempenho do seu negócio no fim de ano. Portanto, melhore o controle sobre os estoques para ajustá-los conforme o necessário.

3. Treine e prepare a sua equipe

A gestão de equipes eficiente favorece a produtividade em um período do ano que é mais agitado para o comércio. Planejar os processos com antecedência, capacitar o seu time de vendas e melhorar a comunicação com os colaboradores são atitudes essenciais.

Esclareça para o time de vendas quais são as expectativas para o fim de ano e procure treinar as equipes para o atendimento ao cliente. Investir em treinamentos pontuais é uma forma de alinhar as expectativas e os processos.

4. Decore a loja

A decoração de Natal é chamativa, convidativa e nem sempre exige um investimento alto. Decorar a loja é uma forma de aumentar a atratividade do seu comércio em meio a tantos outros que vão recorrer a essas estratégias visuais.

5. Organize o ambiente

Uma loja bem organizada melhora a experiência do consumidor, que consegue encontrar o que procura e circular pelo ambiente com tranquilidade.

Além disso, manter a organização do ambiente facilita os processos internos, fazendo com que seus colaboradores e vendedores também realizem suas funções com mais eficiência.

6. Aposte no bom atendimento

O bom atendimento, antes ou depois da venda, fideliza clientes. Neste fim de ano, muitos consumidores que terão contato pela primeira vez com a sua loja podem se encantar e passar de compradores pontuais a clientes assíduos. E tudo começa com um atendimento diferenciado!

7. Crie promoções atrativas

Outro ponto que certamente vai chamar a atenção dos consumidores é a promoção. Trabalhar com ofertas é algo comum e esperado durante as vendas de fim de ano. No entanto, planeje suas promoções com antecedência.

Elaborar promoções exige uma avaliação atenta para assegurar que essas ações gerem resultados para o negócio. Faça as contas, projete o faturamento e veja se a oferta é realmente atrativa para os seus clientes, sem comprometer as suas receitas.

8. Diversifique as formas de pagamento

Há uma crescente oferta de meios de pagamento disponíveis, e quanto mais opções o seu cliente tiver, melhor. Conheça os principais tipos de pagamentos usados no Brasil e prepare a sua loja para oferecer diferentes métodos para os consumidores.

9. Aposte no marketing

Se no passado as ações de marketing eram complexas e caras, hoje a realidade é muito diferente. Com a projeção das redes sociais e da internet, é possível divulgar suas ações a um custo muito baixo.

Para os pequenos negócios, recursos como Instagram e WhatsApp se consagraram como uma forma simples e barata na hora de elaborar as ações de marketing. Divulgue seus produtos e promoções para atrair mais consumidores para a sua loja.

10.  Amplie o horário de atendimento

As festas de fim de ano inauguram um período de muita correria. Há uma série de eventos e compromissos, nesse período, e o seu consumidor pode ficar sem tempo. Tanto é assim que nos acostumamos a ver a corrida da última hora para comprar presentes ou artigos festivos.

Facilite a rotina dos consumidores e potencialize suas vendas ampliando o seu horário de atendimento. Assim, você oferece mais comodidade ao seu cliente e incrementa o seu faturamento.

Todas essas 10 dicas tratam de estratégias que são viáveis em qualquer negócio — algumas delas não exigem custo de investimento. Ou seja, vale a pena se dedicar a planejar as vendas durante as festas de fim de ano, porque o potencial de retorno é expressivo.

Ao planejar suas ações, é importante ficar atento às possibilidades de parceria, seja com fornecedores ou outros empreendimentos. E, claro, não deixe de divulgar suas ações: quanto mais projeção seu comércio alcançar, melhor.

Pronto para ver as vendas explodirem durante as festas de fim de ano? Esperamos que essas dicas contribuam para o desempenho da sua loja! Aproveite para curtir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

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