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Pós-Black Friday: 7 dicas para fidelizar os clientes

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A Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas do ano para consumidores e empresas. É uma data estratégica para quem atua no comércio, que pode impulsionar as vendas. Por outro lado, é um momento especial, em que os clientes podem comprar com bons descontos.

Mas o período depois do Black Friday também é importante, para realizar novas vendas e fidelizar o cliente que comprou durante a Black Friday.

Leia o artigo e confira algumas dicas para fidelizar clientes no pós-Black Friday. Não perca a oportunidade de aumentar sua carteira de clientes!

Como fidelizar clientes no pós-Black Friday?

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, mas é um evento que deve ser bem planejado pelas empresas para aproveitarem ao máximo a oportunidade de vender mais.

Geralmente, as empresas se antecipam e já começam a fazer promoções antes da data. É comum que o comércio trabalhe a “semana Black Friday”.

Mas, passada a Black Friday, as empresas podem aproveitar para estender o período e continuar o processo de vendas, visando, principalmente, à fidelização. A seguir, passamos algumas dicas para o pós-Black Friday.

1. Mantenha o relacionamento com os clientes

De acordo com Pedro Eugênio, empreendedor que trouxe a Black Friday ao Brasil, 60% dos consumidores que usufruem de uma boa experiência de compra durante a Black Friday voltam a comprar na loja durante o período natalino.

Porém, para que a marca fique gravada na memória do cliente, é fundamental manter contato com os clientes. As redes sociais e o e-mail marketing são ferramentas valiosas para isso.

No Instagram, a empresa pode promover uma interação com os consumidores usando enquetes ou divulgando benefícios para uma lista específica de clientes. Isso pode ser feito nos stories ou por meio da função “amigos próximos”. Entre esses benefícios, podemos citar o cupom de desconto, brindes, página exclusiva com mercadorias em promoções.

O e-mail marketing continua como um canal de contato muito relevante para a fidelização de clientes. Usando o e-mail, a empresa pode solicitar feedbacks das vendas efetivadas no período, divulgar outras promoções e itens complementares aos que os clientes compraram.

É necessário programar o envio de conteúdos com ofertas e informações que sejam interessantes para o cliente.

2. Procure avaliações

Outra dica para fidelizar no pós-Black Friday é estimular as avaliações do público e identificar aquelas que são favoráveis ao negócio.

As boas avaliações representam um bom sinal, afinal mostram que os clientes se sentiram satisfeitos com as ofertas da Black Friday e o atendimento recebido.

As boas avaliações são também estimulantes para outros consumidores, que podem passar a comprar na loja, ou seja, elas ajudam a divulgar a marca.

Não somente as boas avaliações são úteis. As negativas também podem ajudar, mostrando onde a empresa precisa melhorar para deixar os clientes mais satisfeitos.

3. Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelização oferecem vantagens específicas para os clientes que compram com frequência em determinada empresa. Assim, criar um programa de fidelidade é uma boa estratégia para alimentar a disposição de compra dos clientes durante o pós-Black Friday.

Integrando esse programa, a empresa pode oferecer descontos progressivos e antecipar o acesso a algumas promoções. O programa de fidelidade aumenta as possibilidades de fidelização, criando um sentimento de proximidade e de exclusividade de cada cliente com a marca.

4. Comercialize produtos complementares

Outra dica é vender produtos que se complementam. Assim, um cliente pode comprar determinado item durante a Black Friday e voltar, durante o pós-Black Friday, para comprar outro item, complementar ao primeiro.

Entre as possibilidades de produtos complementares, podemos citar: cartuchos, impressoras, tintas; roupas de academia, tênis de academia, garrafinhas térmicas para carregar água ou suplementação líquida, luvas de treino, toalhas de rosto; games, consoles de jogos, mouses, teclados, cadeiras de games; outras opções.

O nome dado a essa estratégia é cross-sell, ou seja, venda cruzada. As vendas cruzadas diferem das vendas casadas, que são proibidas e condicionam o consumidor a comprar dois ou mais produtos.

5. Use diferentes canais de atendimento

É essencial que a empresa disponibilize canais de atendimento efetivamente usados pelos consumidores. Em qualquer época, é fundamental o suporte de pós-venda em canais de atendimento diversos.

Logo, recomenda-se gerenciar esses canais, dando a eles a mesma relevância, como e-mails, redes sociais, telefones, Consumidor.gov, Reclame Aqui e outros.

6. Realize novas promoções

Analise de que forma o estoque vai ficar no pós-Black Friday. Podem restar alguns produtos, os quais são aproveitados em uma estratégia de venda para um período posterior, como Natal ou Ano Novo.

É interessante considerar o pós-Black Friday não somente como o período que vem imediatamente após a Black Friday, mas como tudo que vem depois dessa época, até o encerramento do ano.

Usando os já citados canais de comunicação, a empresa deve anunciar as promoções, despertando a necessidade de urgência. Essa necessidade pode basear-se, por exemplo, em quantidades limitadas de produtos.

7. Encante o cliente

Enfim, a dica final é encantar o cliente. Para isso, a empresa deve conhecer bem o perfil de sua persona para oferecer possibilidades atrativas. Veja algumas estratégias que podem encantar o cliente:

  • valorize o dinheiro do cliente, oferecendo cashbacks e vale-compras;
  • facilite a troca e a devolução;
  • resolva os problemas antes mesmo que o cliente perceba;
  • dê mais autonomia ao cliente em sua jornada, permitindo que ele acesse as principais informações sobre a loja, os produtos, os serviços e possa pesquisar, selecionar itens, escolher a forma de pagamento, corrigir erros sozinho e com facilidade;
  • aja com total transparência;
  • seja rápido no suporte pós-venda, quando o cliente solicita alguma informação.

Como mensurar os resultados?

Depois de aplicar as estratégias mais viáveis para o pós-Black Friday, é indispensável mensurar os resultados para confirmar se elas realmente funcionaram. Entre os mais importantes KPIs que devem ser avaliados, vamos destacar:

  • taxa de cliques (CTR), que mede o engajamento do público com o conteúdo da empresa;
  • taxa de conversão;
  • retorno do investimento (ROI);
  • taxa de rejeição; 
  • cancelamento de e-mail.

Apresentamos algumas dicas para você aproveitar o pós-Black Friday para fidelizar e para captar clientes. Seja estratégico e estenda um período tão aguardado pela população!

Como você viu, as redes sociais são importantes canais de contato da empresa com o cliente. Elas são, em qualquer situação, canais valiosos para gerar aproximação entre as pessoas. Por isso, convidamos você a nos seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

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