Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, as técnicas de vendas podem ser aprendidas e aplicadas no contexto de qualquer negócio. Isso significa que é possível utilizar alguns recursos de persuasão para fazer com que seus clientes avancem na jornada de compra e fiquem menos hesitantes na hora de negociar.
Com o aumento da concorrência nos mais diversos setores, o uso de estratégias bem estruturadas torna-se cada vez mais importante para quem deseja expandir seus negócios no longo prazo.
Se você também está em busca de aumentar as vendas, continue a leitura e descubra algumas dicas exclusivas sobre como utilizar a persuasão de maneira correta!
O que é persuasão em vendas?
A persuasão é a habilidade de influenciar e convencer os clientes a tomarem uma decisão favorável para a empresa. Geralmente, ela envolve a compra de algum produto ou serviço, mas também pode ser aplicada para convidar os clientes para algum lançamento, teste gratuito ou qualquer atividade promocional da sua marca.
Ela abrange a utilização de argumentos, estratégias, habilidades de comunicação e gatilhos mentais que afetam a percepção do cliente sobre sua marca. Portanto, essa estratégia é essencial para aumentar o percentual de conversão em vendas, o engajamento e o envolvimento do público com a marca.
Uma postura mais persuasiva também tende a fortalecer a relação entre a empresa e o cliente, tendo em vista que as soluções apresentadas são alinhadas com a demanda do consumidor.
Contar com uma equipe persuasiva também é um importante diferencial que sua marca pode utilizar para expandir os negócios. Vale destacar que a persuasão em vendas é um processo ético e baseado em informações precisas sobre os benefícios que o consumidor recebe.
Quais são as principais técnicas de persuasão em vendas?
Entender quais são as principais técnicas para gerar mais vendas por meio da persuasão é essencial para conseguir melhorar a lucratividade do negócio. Existem várias ideias que podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio. Veja as principais, logo a seguir.
1. Use a escassez e urgência
Combinar o senso de escassez com o de urgência é uma das melhores formas de aumentar a persuasão e ter alta produtividade em vendas. A primeira explora o princípio de que as pessoas valorizam mais aquilo que é limitado ou difícil de obter.
Ao destacar a disponibilidade limitada de um produto ou serviço, ou estabelecer prazos e quantidades limitadas, cria-se um senso de urgência e desejo nos clientes, incentivando a compra imediata.
Outra opção para aplicar essa técnica é com relação ao frete. Você pode incluí-lo de forma gratuita por tempo limitado. Lembre-se apenas de precificar adequadamente para não comprometer a gestão do negócio.
2. Crie um relacionamento forte com os clientes
A segunda técnica que pode ser adotada é o relacionamento com o cliente. Por meio de conteúdos de qualidade e valorizando o seu cliente, é possível criar reciprocidade, o que vai ajudar na hora de vender.
Isso porque, ao oferecer algo de valor aos clientes, como amostras gratuitas, brindes ou descontos exclusivos, cria-se um senso de obrigação e reciprocidade, aumentando as chances de fechamento da venda.
Também é possível fazer personalizações e ter um atendimento humanizado. Esse cuidado é importante e ajuda a demonstrar que o produto ou serviço atende às necessidades individuais do cliente, criando uma conexão mais forte e aumentando o número de conversão.
3. Cuide com a postura corporal
Ter uma postura adequada na hora de se comunicar com os clientes é mais uma técnica de vendas e persuasão relevante. Ela vai ajudar a demonstrar confiança, aspecto crucial para negociações bem-sucedidas.
Além disso, uma postura corporal adequada pode passar a impressão de autoridade, de que você sabe o que está falando. Por isso, tenha atenção ao modo com que você se comporta. Estufe o peito, mantenha os ombros erguidos e fale com segurança.
Com isso, os clientes tendem a confiar mais em você, o que vai te colocar em uma posição privilegiada durante as negociações. Consequentemente, consegue-se aumentar a produtividade do setor de vendas.
4. Apresente provas sociais
A quarta técnica que vamos apresentar é a de provas sociais. Ela é para explorar o comportamento humano de seguir o exemplo dos outros em situações de incerteza.
Por exemplo, ao apresentar depoimentos, avaliações positivas de clientes satisfeitos, ou mesmo exibir números de vendas, você consegue criar uma prova social que indica que outras pessoas estão satisfeitas com a compra.
Consequentemente, ocorre um aumento do nível de confiança dos demais consumidores, o que vai acabar influenciando a decisão de compra. Portanto, vale a pena incorporar mais essa técnica no seu arsenal.
5. Elabore narrativas
Por fim, a arte de contar narrativas e encantar as pessoas não poderia ficar de fora. Ela é fundamental para prender a atenção das pessoas. Com mais gente atenta ao que você está divulgando, maiores são as chances de vender.
Contar histórias ou usar narrativas persuasivas pode ser uma técnica eficaz também na hora de criar uma conexão emocional. Por exemplo, você pode apresentar exemplos de sucesso, relatos de experiências positivas de outros clientes ou histórias que demonstrem os benefícios do produto ou serviço.
Com isso, consegue-se despertar o interesse e a identificação do cliente, aumentando a probabilidade de conversão em vendas. A partir dessas dicas, basta acompanhar os resultados para aprimorar o uso de cada uma das técnicas.
Como mensurar os resultados dessas técnicas?
Contar com dados e informações atualizadas é essencial para implementar melhorias nas estratégias utilizadas na empresa. Isso vale para marketing, atividade comercial, gestão de equipes e demais aspectos importantes para a empresa.
No setor de vendas, tais registros são ainda mais importantes, pois permitem mapear as abordagens que estão apresentando os melhores resultados. Esse tipo de controle pode ser feito por meio de registros das vendas em plataformas de gestão, aplicativos próprios ou por alguma ferramenta de controle que a equipe usa.
Além disso, os feedbacks dos clientes também são indispensáveis na realização de análises e verificações quanto à eficiência de suas técnicas de vendas. Portanto, não deixe de contar com a tecnologia como aliada na hora de acompanhar o desempenho de sua equipe e implementar melhorias necessárias para o crescimento da sua marca.
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