Está na hora de colocar a campanha de Dia dos Namorados para rodar. O seu empreendimento já está preparado para a ocasião? Mesmo que você já tenha estudado algumas ações para a data, vale a pena avaliar as estratégias e verificar se existem mais oportunidades a fim de aproveitar esta época.
Caso ainda não tenha pensado em nenhuma promoção, que tal começar o planejamento agora? Neste artigo, apresentamos algumas ideias de ações para o segmento de beleza, que é um dos setores mais demandados no período. Confira as nossas dicas e faça bons negócios!
Quais são as perspectivas para o Dia dos Namorados?
Investir em preparação para vender mais no Dia dos Namorados é essencial para se destacar da concorrência. Depois de uma expectativa de vender 20% a mais em 2023, há esperança de que o ano de 2024 seja ainda melhor do que o anterior. O varejo físico e o e-commerce registram um saldo relevante de vendas.
Além disso, a época é excelente para a área de estética e cuidados pessoais. Afinal de contas, quem não quer estar bem produzido para um encontro romântico? Em função disso, há um aumento na demanda para serviços diversos, como cortes de cabelo, tratamentos faciais, manicure, pedicure, massagens, entre outros.
Se você tem um negócio nesses segmentos, vale a pena dar uma atenção especial ao Dia dos Namorados, que representa a oportunidade de aumentar as vendas e atrair novos clientes.
Ainda assim, mesmo que o seu negócio não esteja posicionado nesses setores, existem diversas técnicas que podem auxiliar a aumentar as vendas nessa data tão especial, potencializando a lucratividade do seu empreendimento.
Por que o Dia dos Namorados é relevante para vender?
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, e esta ocasião movimenta diferentes setores da economia. Para isso, é necessário criar estratégias alinhadas ao perfil do seu público e fortalecer as ações de marketing nesse período, que é importante para:
- aumentar as vendas — com boas promoções e estratégias de vendas, é possível destacar-se e elevar as receitas do negócio;
- elevar a visibilidade — a partir de campanha de Dia dos Namorados, também é factível tornar o seu empreendimento mais conhecido;
- melhorar o relacionamento com os clientes — ao desenvolver promoções adequadas, você demonstra que a empresa está empenhada em ajudar os consumidores;
- aproveitar a sazonalidade — datas especiais são ótimas opções para aumentar a lucratividade e turbinar as receitas do negócio.
A fim de usufruir dessas vantagens, porém, é necessário incorporar ações estratégicas que vão chamar a atenção do público-alvo e aumentar o alcance do seu negócio no Dia dos Namorados.
Quais são as principais estratégias para o Dia dos Namorados?
Existem diferentes campanhas possíveis para salões de beleza e clínicas de estética que querem aproveitar o Dia dos Namorados para conquistar clientes. E é importante lembrar que a fidelização também é essencial para o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, pense em ações tanto para atrair o público quanto para beneficiar quem já contrata os seus serviços.
Confira algumas ideias que você pode colocar em prática nesse período!
1. Faça promoções e ofereça descontos
Aproveite essa ocasião para criar ofertas especiais que incentivem o consumo e façam seus clientes se sentirem valorizados, como:
- descontos para casais — considere criar pacotes especiais de serviços que possam ser desfrutados juntos, como uma massagem para casal ou tratamentos faciais simultâneos;
- vales-presente — outra estratégia é oferecer vales-presente focados na ocasião ou com descontos atrativos. Por exemplo, o cliente paga R$ 80, mas o vale garante R$ 100 em serviços.
Ao elaborar suas promoções, é sempre importante avaliar se elas são viáveis, ou seja, se realmente vão gerar lucro para o seu negócio.
2. Crie combos especiais
Os combos, ou pacotes de serviços, oferecem um conjunto de serviços por um preço total atrativo. O importante é criar opções relacionadas à ocasião, como os:
- para casais — que possam ser usufruídos em conjunto pelos parceiros;
- completos — focados em uma variedade de serviços, como “um dia de beleza”;
- personalizáveis — neste caso, há a possibilidade de que o cliente monte seu próprio pacote de serviço;
- serviços mais produtos — se o seu estabelecimento também vende artigos de beleza, esta é a oportunidade de oferecer pacotes que combinam serviços e produtos.
3. Aposte em um programa de fidelidade
Um programa de fidelidade bem projetado pode ajudar a construir um relacionamento mais próximo com os clientes, recompensar sua lealdade e estimular vendas recorrentes. Aqui estão algumas ideias sobre como fazer isso:
- pontos por serviços — os clientes acumulam pontos cada vez que pagam por um serviço e, quando alcançam uma determinada pontuação, podem obter algum benefício;
- recompensas por indicações — incentive seus clientes a indicarem o seu negócio, recompensando-os pelos novos clientes que buscam o seu serviço;
- descontos para clientes fiéis — considere oferecer descontos ou serviços gratuitos para clientes que visitam seu salão ou sua clínica regularmente;
- campanhas sazonais — no Dia dos Namorados, ofereça pontos em dobro ou descontos especiais para os membros do programa de fidelidade.
4. Realize sorteios nas redes sociais
Realizar sorteios nas redes sociais é uma estratégia eficaz para gerar envolvimento, aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair novos clientes, especialmente durante períodos comemorativos como o Dia dos Namorados.
Aproveite a oportunidade para divulgar serviços e pacotes especiais para a data. O importante é condicionar a participação ao engajamento dos seguidores — isso vai ampliar o alcance da sua página e ajudar a promover os seus serviços.
5. Invista em divulgação
Outra dica importante para melhorar o alcance do seu negócio e potencializar as vendas com a campanha de Dia dos Namorados é investir em divulgação por diversos canais, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento.
Por exemplo, investir em publicidade por meio de anúncios online é uma excelente forma de aumentar o alcance da sua marca e até mesmo vender por meio digital. Porém, é preciso investir em um bom atendimento para que os consumidores não se frustrem.
Também é válido fazer propaganda sobre as ações preparadas para esse dia em canais mais tradicionais, como a rádio da cidade e até mesmo panfletos. Tudo depende de quem é o público-alvo e dos meios que eles usam para consumir notícias.
6. Ofereça brindes temáticos
Os brindes são uma estratégia eficaz para agregar valor à experiência do cliente, criando uma impressão duradoura e positiva do seu negócio. Estabeleça condições claras para a entrega dos presentes temáticos, que podem ser tanto serviços como produtos. É essencial que os clientes compreendam bem as regras.
Ao elaborar essa ação, procure condicionar a entrega do brinde ao valor gasto pelo cliente, estimulando a contratação dos seus serviços. Use a criatividade ao escolher o mimo que será oferecido, buscando conectá-lo à ocasião. Por exemplo, uma opção é criar brindes que possam ser desfrutados pelo casal.
7. Invista na decoração
Que tal deixar o seu salão de beleza ambientado para a ocasião? Aliás, essa também é uma forma de dar visibilidade ao seu negócio, devido à atratividade de espaços instagramáveis. Um cenário romântico é convidativo para os clientes fazerem inúmeras fotos!
Nem sempre isso vai gerar um custo de investimento alto, mas a projeção que pode trazer é significativa. Utilize as cores tradicionais do Dia dos Namorados, decore vitrines, use a iluminação para criar uma atmosfera romântica e pense em áreas para fotos.
A decoração e a ambientação do espaço são uma oportunidade para demonstrar a personalidade do seu negócio e criar uma experiência diferenciada para os clientes. Não se esqueça de compartilhar fotos da sua decoração nas redes sociais para engajar e atrair seguidores para o seu estabelecimento.
Como se preparar para vender mais?
Agora que você já conhece quais são as melhores dicas para criar uma campanha de Dia dos Namorados de sucesso, que tal entender como se planejar para vender mais e atender à alta na demanda nesse período? A seguir, destacamos várias dicas que vão ajudar!
Tenha um bom planejamento
O primeiro passo para se preparar e vender mais nesta data é o planejamento. Por exemplo, você pode definir quais são as metas, específicas e mensuráveis, que a empresa deseja alcançar neste período. Elas podem envolver a área de vendas, as margens de lucro e até mesmo o alcance de novos clientes.
Para isso, avalie os dados históricos de vendas, como tendências de compra e comportamento do cliente, para orientar suas decisões. A partir disso, fica mais simples elaborar objetivos que sejam adequados e façam sentido.
Vale também criar um calendário de campanhas e promoções, incluindo datas de início e término, e alocar recursos de marketing de forma eficaz. Esse cuidado vai permitir que a empresa fature mais do que gastou, obtendo um retorno positivo sobre os investimentos na campanha de Dia dos Namorados.
Entenda o cliente do seu negócio
O conhecimento sobre o cliente é uma etapa importante para o planejamento não somente para o Dia dos Namorados, mas também para todas as outras campanhas que são feitas pela empresa para aumentar as vendas.
Por isso, é válido realizar pesquisas de mercado para entender as preferências, as necessidades e os comportamentos dos seus clientes durante datas especiais, como é o caso do Dia dos Namorados.
A partir disso, crie personas de clientes detalhadas, incluindo informações demográficas, interesses e comportamentos de compra, e personalize as ofertas e a forma de se comunicar, considerando o estudo do perfil que você fez.
Prepare o estoque
O planejamento também envolve a capacidade de entregar os produtos que os seus clientes buscam. Por isso, é importante desenvolver um bom plano para manter o estoque nos níveis adequados, evitando aumento de custos e garantindo o atendimento da maior demanda do período.
Para colocar essa dica em prática, é relevante fazer uma revisão do inventário e, a partir disso, realizar pedidos adicionais de produtos populares ou sazonais para garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda durante o Dia dos Namorados, com base nos dados coletados de períodos passados.
Além disso, vale buscar por itens exclusivos para colocar nas promoções, a fim de atrair clientes e criar um senso de urgência. A partir dessa organização estratégica do estoque, fica mais fácil assegurar uma campanha de Dia dos Namorados eficiente, mantendo uma boa gestão de estoque no negócio.
Planeje o marketing
Como você viu, a área de marketing desempenha um papel fundamental nesse tipo de data comemorativa. Por isso, é crucial desenvolver um planejamento adequado, visando a alcançar o público e a dar publicidade aos itens promocionais e temáticos da sua loja.
Esse plano de ação envolve a criação de um orçamento adequado, o entendimento dos melhores canais para alcançar a persona do negócio e anúncios que realmente chamem a atenção das pessoas.
A partir disso, fica mais fácil fazer com que a demanda realmente aumente nesse período, além de ajudar na diferenciação dos concorrentes. Consequentemente, as chances de aumentar o faturamento são elevadas.
Facilite as formas de pagamento
A fim de atender às preferências dos consumidores que vão chegar a partir da campanha de Dia dos Namorados, é fundamental que a empresa ofereça uma variedade de opções que atinjam as preferências dos clientes, incluindo cartões de crédito, débito, link de pagamento e PIX.
Além disso, considere implementar opções de pagamento parcelado sem juros para tornar as compras mais acessíveis e atrativas. Certifique-se de que seu sistema de pagamento online seja seguro e confiável.
Nesse sentido, contar com a Granito é uma ótima maneira de proporcionar uma experiência de compra tranquila e confiável para os clientes, o que pode incentivar a conversão e impulsionar suas vendas.
Pronto, a campanha de Dia dos Namorados já pode começar, e ela tem tudo para dar certo. Ao aplicar estratégias criativas e envolventes, como promoções, descontos, brindes temáticos e ambientação, é possível atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, garantindo o sucesso do seu empreendimento no longo prazo.
Tão importante quanto a campanha de Dia dos Namorados é desenvolver ações contínuas para impulsionar o seu negócio. Aproveite que está no nosso blog e confira 5 estratégias de marketing para adotar no seu salão de beleza.